Aprenda mais sobre o cultivo do manacá-da-serra

<strong>Aprenda mais sobre o cultivo do manacá-da-serra</strong>

Certamente você já teve sua atenção roubada por uma árvore com lindas flores em um rosa bem chamativo enquanto andava na rua, não é? E provavelmente era um manacá-da-serra! A Tibouchina Mutabilis, ou mais conhecida como manacá-da-serra, é uma árvore nativa da Mata Atlântica Brasileira, muito comum no litoral por ser uma planta característica de clima tropical úmido, e tolera o clima ameno das regiões subtropicais.

O manacá pode atingir até 15 metros de altura se plantada no solo, ou tamanho médio se estiver em vasos. Ele floresce de novembro a fevereiro, e seus frutos amadurecem de fevereiro a março. É bem característico também por causa das suas flores, que podem ter até 3 colorações: elas nascem brancas, ficam rosadas no seu ápice de vida e morrem roxas. E para garantir que sua árvore esteja saudável sempre, é bom tomar alguns cuidados. Por isso, no vídeo de hoje a Vânia tira dúvidas sobre o Jacatirão – seu outro nome popularmente conhecido. Assista ao vídeo!

O meu manacá-da-serra não cresce, o que posso fazer?

Se a sua planta está no vaso há muito tempo, provavelmente as raízes dela estão enoveladas e já não estão absorvendo mais a água nem os nutrientes por causa do pouco espaço. Então, neste caso, você deve fazer uma reforma no vaso e tirar o excesso de raízes que já não estão mais se desenvolvendo. Para a tarefa, lembre-se de usar um serrote de poda para cortar as raízes, como se tivesse desinformando um bolo, e dessa forma você estará estimulando a planta para que novas raízes se formem e a planta volte a ficar saudável. Nesse ponto, é interessante pensar também em um novo local para o plantio. Você pode reaproveitar o mesmo vaso, utilizar um maior ou plantá-la no jardim. Lembre de preparar um substrato de boa qualidade, coloque um pouco de adubo, e regue em sequência. Mas se o problema não estiver nas raízes, e a planta não se desenvolve nos galhos, com uma poda você pode estimular a nova brotação. Com um cortador de galhos a bateria, como o GTA 26 da STIHL, você pode podar os ramos mais lenhosos, ou então um serrote para os ramos mais finos. Dessa forma entrará mais sol no interior da planta e ela voltará a crescer.

Alguns botões do meu manacá começaram a amarelar e outros botões caíram, mesmo sem estarem amarelados. Como posso resolver? 

Esse é um típico sintoma de plantas que estão com deficiência nutricional, que é quando a planta não tem os nutrientes suficientes para se manter saudável e produtiva. Nesse caso, a planta demanda uma alta dose de cálcio, magnésio e outros nutrientes que são usados na constituição dos tecidos das flores. Para você aprender mais sobre os nomes técnicos, teorias de adubos, e não haver confusão, indicamos para você o Pró-Jardim STIHL. Curso gratuito da marca, que conta com 4 módulos completos sobre os principais fundamentos da jardinagem para você poder cuidar das suas plantas ou trabalhar com confiança. 

Mais perguntas podem ser conferidas no vídeo, não deixe de conferir! E aí, ainda tem alguma dúvida sobre o manacá-da-serra e seu cultivo? Deixe nos comentários que iremos responder. Até o próximo vídeo! 

Veja aqui dicas para cuidar da jabuticabeira.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *