Aprenda a fazer um jardim vertical do zero  

<strong>Aprenda a fazer um jardim vertical do zero </strong> 

Elementos como o verde e as plantas são perfeitos para oferecer tranquilidade e relaxamento ao lar. Além disso, são ótimos itens de decoração e garantem que o ambiente fique mais bonito e alegre. Se sua casa ou apartamento são pequenos, montar um jardim vertical é uma boa pedida, já que ele requer pouco espaço, sua manutenção é simples e é muito prático de fazer. Continue lendo o texto e aprenda a construir o seu com o passo a passo que separamos para você.

1. Escolha o local onde seu jardim vertical ficará

O primeiro passo é escolher bem o local onde ficará o seu jardim vertical. Para isso, é preciso pensar em questões como: luz, ventilação e irrigação. Se na sua casa não há paredes que recebem luz solar diretamente, não se preocupe, pois existem plantas que se adaptam bem somente à claridade. Prefira uma parede que seja lisa e que não precise de uma estrutura muito grande para sustentar o jardim.

2. Defina qual estrutura de jardim vertical utilizar

Escolher bem a estrutura de um jardim vertical é um dos principais pontos, já que é a partir dela que as plantas irão se desenvolver. Veja algumas opções de estruturas:

– Bloco de madeira ou pallet

É uma opção acessível, mas requer habilidade e algumas ferramentas. Se você optar pelos pallets, basta lixar a estrutura, retirando as imperfeições e depois fixar na parede. Você também pode comprar as tábuas individualmente e montar a estrutura do tamanho que quiser e de acordo com o espaço disponível. A motosserra a bateria MSA 60 C-B da STIHL é a escolha ideal para realizar os cortes da madeira no tamanho desejado, pois é leve, tem baixo ruído e pode ser usada até mesmo em ambientes fechados. Saiba mais sobre o equipamento aqui: https://bit.ly/40IbH2x 

– Blocos de cerâmica

Este tipo de estrutura necessita de impermeabilização e pintura. Também é preciso usar argamassa no momento da sua instalação.

– Estrutura modular de plástico ou canos de PVC

Essa opção pode ser encontrada de forma individual ou em kits em lojas especializadas. No entanto, você também pode usar canos de PVC para montar um jardim vertical diferenciado. Para isso, basta fazer buracos no cano e prendê-lo na parede. 

– Vasos individuais

Caso você não queira comprar ou fazer uma estrutura, uma opção é encaixar os vasos de plantas diretamente na parede com ganchos e grades. 

3. Decida quais espécies utilizar em seu jardim vertical

Definir as espécies de plantas para o seu jardim vertical depende das condições do local e também do seu gosto. 

Por isso, se o espaço recebe boa incidência de sol, opte por espécies que são mais resistentes como: a aspargo-pluma (Asparagus densiflorus), a barba-de-serpente (Ophiopogon jaburan), a brilhantina (Pilea microphylla), o colar-de-pérolas (Senecio rowleyanus), o clorofito (Chlorophytum comosum), a flor-de-coral (Russelia equisetiformis), a hera-inglesa (Hedera helix) e a jibóia (Epipremnum pinnatum).

Já para ambientes de meia-sombra ou para o cultivo no interior da residência, as mais indicadas são: o antúrio (Anthurium andraeanum), o asplênio (Asplenium nidus), a bromélia (Guzmania sp), o dinheiro-em-penca (Callisia repens), a flor-de-maio (Schlumbergera truncata), a peperômia (Peperômia scandens), a ripsális (Rhipsalis bacífera) e a samambaia (Nephrolepis exaltata).

4. Descubra a melhor maneira para iluminar e irrigar o jardim vertical

Iluminação e irrigação são elementos essenciais para as plantas. Por isso, verifique quais as necessidades de água e luz que as plantas escolhidas devem ter. Caso o local do jardim não tenha nenhum tipo de claridade ou luz do sol, uma boa alternativa é a iluminação artificial. Quanto à irrigação, uma opção prática são os vasos autoirrigáveis. 

Gostou das dicas? Agora é a hora de fazer o seu próprio jardim vertical e deixar seu espaço mais verde e bonito! Dê um like e compartilhe esse conteúdo. Até mais!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *