3 dicas para você cuidar da plantas no frio

3 dicas para você cuidar da plantas no frio

O inverno está chegando! Assim como o nosso corpo fica mais sensível com as baixas temperaturas, as plantas também sofrem mais com o frio e, por isso, necessitam de uma atenção especial. No post de hoje, você vai conferir três cuidados simples que precisará ter durante a estação mais fria do ano, mas que são de extrema importância.

Hora de regar

Enquanto nos dias quentes do verão a tendência é que o solo absorva mais a água, no frio é ao contrário. Por isso, além de diminuir a quantidade de vezes que você rega, o ideal é usar menos água do que o normal. De preferência, opte por regar no início do dia, assim, as chances de a terra absorver a água é melhor, evitando o surgimento e proliferação de fungos. Dica de ouro: antes de regar o solo, observe se o mesmo já está seco.

Podas

Essa é a época ideal para que você realize a manutenção das suas plantas. Mesmo que seja a estação em que as espécies geralmente demoram mais a crescer, trata-se de um bom momento para que fiquem preparadas para o calor. Porém, lembre-se: a poda não deve ser feita em excesso. Além disso, é sempre bom revisar caso tenha folhas soltas, doentes ou secas, para que sejam retiradas do vaso e não prejudiquem as que estão saudáveis.

Adubação

Caso esteja na época de você adubar suas plantas, não deixe de ter esse cuidado. Entretanto, assim como a água, o adubo também precisa ser utilizado em menor quantidade, sempre respeitando as orientações do rótulo do produto (no caso de fertilizantes industrializados).

Por fim, uma dica extra para quem mora nas regiões onde o frio costuma ser extremo. Caso você tenha espaço, durante a noite coloque os vasos dentro de casa. Isso porque o frio pode se intensificar na madrugada e o risco de geada é grande. E em qualquer oportunidade de sol, deixe as plantas curtirem o momento. 😉

Você já sabia que os cuidados mudam em cada estação? Conta para a gente sua experiência cuidando das plantas. Se ficou com alguma dúvida, coloque nos comentários.

0 Comments
  1. Queridos amigos, tenho grama tipo tapetinho, não sei o nome, e tenho cachorros soltos, meu pátio é pequenos, e minhas gramas estão destruídas…vcs teriam alguma sugestão…adubo ou alguma outra ideia para recuperar minhas gramas!
    Eliane

    1. Olá, Eliane. A grama de folha fina geralmente demanda menos cortes que as gramas de folhas largas, mas são igualmente beneficiadas pelos cortes frequentes e adubações regulares. Recomendamos que seja feito o seguinte processo: 1. Corte a grama com cortado ou roçadeira, não muito próxima do solo, mantendo as folhas com cerca de 2 ou 3 centímetros de altura; 2. Passe o rastelo ou garfo, retirando o excesso de folhas aparadas; 3. Aplique uma fina camada de terra preta em todo o gramado, por cima da grama recém aparada; 4. Com uma mangueira faça a rega em todo o gramado, sem jatos fortes de água. Se possível, faça uso do bico de chuveirinho ou com menos vasão na mangueira, para evitar erosão e respingos de terra.
      Nos primeiros dias, a terra já irá penetrar no solo e irá contribuir para o rebrote do gramado.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *