Xanadu: conheça a planta que é sucesso nas redes

Xanadu: conheça a planta que é sucesso nas redes

Plantas belíssimas fazem a diferença quando você quer dar um visual perfeito para a sua casa ou para o jardim. E o xanadu (Philodendron xanadu) é a espécie que faz sucesso nas redes, dando aquele tom mais “instagramável” para diversos ambientes. Mas você conhece essa versátil e resistente planta? O Jardim das Ideias STIHL trouxe mais informações para você sobre a origem da planta e algumas dicas! Confira no texto abaixo.

Que planta é essa?

A xanadu é uma espécie que é popular em muitos lugares, principalmente pela sua beleza – sendo uma queridinha no Instagram e no Pinterest. Muitas pessoas acharam que ela era uma originária da Austrália, pois na teoria ela era uma híbrida criada em um viveiro. Só que depois de alguns anos, as sementes da planta foram coletadas neste lugar e pode se confirmar que ela é uma espécie do Brasil! Sim, o sucesso das redes é aqui da nossa terra.

Ela é uma herbácea ou subarbustiva, pertencente à família dos filodendros, se diferenciando da maioria das espécies por apresentar um crescimento compacto. Pode chegar a atingir um metro de altura e de largura. Suas folhas verdes brilhantes e marcadas por uma enervação central dão o toque de beleza da xanadu.

Como plantar

Para plantar, não é muito diferente do que você já conhece de plantas nativas do Brasil. Ela gosta de calor e umidade tropical, mas também tolera um friozinho (mas não geadas). Ela deve ser cultivada em locais com meia sombra, em um solo fértil, enriquecido de nutrientes e deve ser regado frequentemente – vale alertar: só não exagere. A sua reprodução é por divisão da planta e por estaquia.

Ainda, é preciso ter atenção a quem tem acesso à planta. As folhas do xanadu são tóxicas, por conter cristais de oxalato de cálcio, que é venenoso e irritante para a pele. Caso ingeridas, ela pode resultar em um edema grave, além do comprometimento das funções respiratórias. Não deixe crianças ou pets perto dele.

Quer conhecer mais sobre as espécies? Fique de olho no Jardim das Ideias STIHL para mais dicas! Agora é só colocar a mão na terra e cuidar das suas plantas. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *