Você conhece a doença ???Estrelinha????

Crédito Fundecitrus

O Marcos nos enviou uma pergunta na semana passada, questionando os motivos da queda dos frutos de sua laranjeira. De acordo com ele, quando os frutos atingem o porte médio, amarelam e caem.

É provável que a laranjeira esteja sofrendo uma doença chamada “estrelinha”, causada pelo Colletotrichum acutatum que infecta os tecidos de flores e frutos jovens, provocando a queda prematura desses frutos.

Os primeiros sintomas podem aparecer 48 horas após a infecção: lesões róseo-alaranjadas nas pétalas e necroses podem ocorrer no estigma e estilete (órgãos reprodutores das plantas). Os pequenos frutos recém-formados ficam amarelecidos e caem prematuramente. Após a queda dos frutos, os cálices permanecem nos ramos por vários meses e por isso são chamados de “estrelinhas”.

Estrelinhas / Crédito Fundecitrus

Nas regiões com chuvas freqüentes durante o florescimento pode ocorrer redução da produção em 95%. Para evitar o aparecimento da doença, recomenda-se a quebra do estresse hídrico para fazer com que o florescimento ocorra antes do período chuvoso. Adubação equilibrada também pode fazer com que o florescimento ocorra antes.

*Colaborou com a resposta o Engenheiro Agrônomo Marcelo Klein
*Fonte: Embrapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *