Vegetais que voltam a crescer

Vegetais que voltam a crescer

Quando você vai cozinhar ou comer uma fruta ou verdura, o que faz com cascas, sementes e pedaços que sobram? Joga tudo fora? Não deveria! Talvez você não saiba, mas algumas plantas têm o poder de “renascer” a partir delas mesmas. Parece mágica, não é? No post de hoje vamos mostrar vegetais que você pode replantar em água e ter, depois de um tempo curto ou mais longo, sua própria produção fresquinha e preparada para consumo.

Hortaliças com sementes dentro. Abóboras, melões e melancias podem ter as sementes aproveitadas ao invés de descartadas. Cada sementinha irá gerar uma nova planta e têm potencial para produzir de 1 a 8 frutos, dependendo da espécie. Vale lembrar que por ser um cruzamento, este novo cultivo não terá exatamente os mesmos atributos da planta-mãe, mas pode gerar frutos ainda mais especiais, com características próprias.

Gengibre. Quando esquecemos um pedaço de gengibre na fruteira, percebemos que depois de algumas semanas eles começam a brotar, emitindo umas partes verdes. São as folhas novas emergindo e pedindo um lugar para crescer. Pode ser em vasos médios ou canteiros, onde haja sol. Em menos de um ano a planta já terá completado um ciclo de crescimento e você poderá colher as novas raízes/rizomas para utilizar em chás ou fazer novas mudas.

Batata-doce. Sabe aquela batata-doce que foi esquecida e está até com alguns brotinhos? É perfeita para você replantar. Pegue a batata, fure com palitos de churrasquinho e coloque em um jarro com água até a metade. Deixe em um espaço ensolarado e troque a água periodicamente para evitar mofo. Em pouco tempo ela vai começar a criar mudas – plante-as em terra e aguarde. Em aproximadamente 10 meses você terá batatas prontas para consumo.

Que tal começar a cultivar seus próprios vegetais hoje mesmo? 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *