Uma praga está atacando as folhas do meu limoeiro siciliano, o que posso fazer para evitar?

Nome: Josiane

Pergunta: Tenho um limoeiro siciliano e suas folhas estão sendo devoradas. O que faço? Não sei qual é o inseto!

 

Resposta:

Olá, Josiane!

Primeiramente, você precisa identificar o problema, no caso, descobrir qual é o inseto que está devorando sua planta. Realize uma adubação com terra rica em matéria orgânica, isso ajuda a fortalecer a planta. Verifique se as pragas são larvas, formigas ou outras, essa informação irá te ajudar na adoção de uma estratégia para o combate. Certifique-se de que o seu limoeiro siciliano está drenando a água corretamente, pois evitando o acúmulo, diminui a incidência de insetos oportunistas, os quais podem estar devorando a sua planta. Retire as folhas que já foram acometidas e que, por ventura, estejam secas. Não esqueça de podar os galhos secos e fazer uma nova (sempre com material de corte bem afiado e limpo) no início do inverno, ajudando a fortalecer a sua planta.

 

Fágner Henrique Heldt – Biólogo

Um comentário
  1. Tenho o mesmo problema e já li muito sobre pragas em limoeiros e não consigo descobrir que inseto é esse. É grande, com cerca de um centímetro, cinza, com formato parecido a um besouro e come as folhas.

    1. Olá! Os limoeiros e as plantas cítricas em geral são muito atacados por formigas cortadeiras, lagartas, pulgões, percevejos e cochonilhas. Pela descrição que você comenta, pode ser um tipo de besouro ou outro inseto que tenha o aparelho bucal mastigador. Se você conseguir tirar uma foto dele pode nos mandar para identificarmos. A foto pode ser enviada para o nosso Facebook: https://www.facebook.com/jardimdasideiasstihl
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *