Uma praga está atacando as folhas do meu limoeiro siciliano, o que posso fazer para evitar?

Nome: Josiane

Pergunta: Tenho um limoeiro siciliano e suas folhas estão sendo devoradas. O que faço? Não sei qual é o inseto!

 

Resposta:

Olá, Josiane!

Primeiramente, você precisa identificar o problema, no caso, descobrir qual é o inseto que está devorando sua planta. Realize uma adubação com terra rica em matéria orgânica, isso ajuda a fortalecer a planta. Verifique se as pragas são larvas, formigas ou outras, essa informação irá te ajudar na adoção de uma estratégia para o combate. Certifique-se de que o seu limoeiro siciliano está drenando a água corretamente, pois evitando o acúmulo, diminui a incidência de insetos oportunistas, os quais podem estar devorando a sua planta. Retire as folhas que já foram acometidas e que, por ventura, estejam secas. Não esqueça de podar os galhos secos e fazer uma nova (sempre com material de corte bem afiado e limpo) no início do inverno, ajudando a fortalecer a sua planta.

 

Fágner Henrique Heldt – Biólogo

Um comentário
  1. Tenho o mesmo problema e já li muito sobre pragas em limoeiros e não consigo descobrir que inseto é esse. É grande, com cerca de um centímetro, cinza, com formato parecido a um besouro e come as folhas.

    1. Olá! Os limoeiros e as plantas cítricas em geral são muito atacados por formigas cortadeiras, lagartas, pulgões, percevejos e cochonilhas. Pela descrição que você comenta, pode ser um tipo de besouro ou outro inseto que tenha o aparelho bucal mastigador. Se você conseguir tirar uma foto dele pode nos mandar para identificarmos. A foto pode ser enviada para o nosso Facebook: https://www.facebook.com/jardimdasideiasstihl
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  2. Semana passada percebi que tinham algumas folhas comidas no limoeiro. Procurei por algum bichinho mas não achei, hoje meu limoeiro siciliano amanheceu pelado!!!!! Todas as folhas foram comidas, o que faço????

    1. Olá, Graça. Geralmente limoeiros são atacados por lagartas e formigas cortadeiras que costumam desfolhar as plantas em poucos dias. Perceba se há algum formigueiro ou trilha de formigas ativas ao redor da planta. Você pode realizar uma poda para estimular o rebrote e caso surjam novas formigas, recomendamos que seja aplicada isca granulada para formigas. Você pode encontrar em floriculturas ou agropecuárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *