Tudo que você sempre quis saber sobre samambaias

Já falamos várias vezes sobre as samambaias aqui no blog e na nossa página no Facebook, mas frequentemente recebemos mensagens com questões sobre a espécie. Por isso resolvemos fazer um post especial para esclarecer dúvidas e também para apontar algumas curiosidades. Que tal? Confere e depois nos diz o que achou!

*Dicas para um bom cultivo:

– Podem ser cultivadas em vasos com casca de árvore e terra orgânica, de preferência que tenha o material seja de fibra de coco. 
– Para garantir que a beleza das plantas misture 2 colheres de sopa de torta de mamona e 1 colher de sopa de farinha de osso e espalhe na terra, a cada 40 dias. Ou ainda você pode borrifar as folhas em um mês com NPK 20-20-20 e, no outro, com NPK 15-05-30, seguindo as orientações de diluição da embalagem.

*Dicas para uma boa manutenção:

– A maioria das espécies não são fãs de luz solar direta, por isso prefira deixa-las em ambientes sombreados.
– Mantenha o solo sempre úmido, mas nada de encharcar. No verão regue em média 3 vezes por semana e apenas uma vez durante o inverno. 
– Você sabia que o vento causa “queima” das folhas mais jovens e perda de água por evaporação? Proteja suas samambaias do vento!
– Elas não curtem muito trocar de lugar, uma vez que se acostumam com a luminosidade, temperatura e umidade do local, podem até morrer com eventuais mudanças. 
– Tenha sempre um cuidado especial com as plantas eliminado ramos secos ou doentes. 
– Se surgirem pragas retire uma a uma com a mão (lagartas) ou pulverize água com calda de fumo para afastar pulgões e ácaros. 

Ficou ainda com alguma dúvida? Escreve ela nos comentários, vamos adorar ajudar você. 🙂
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *