Três espécies de flores que podem ser consumidas

Três espécies de flores que podem ser consumidas
As flores estão em alta, inclusive na cozinha! E não estamos falando de mero ornamento, mas algo ainda melhor: elas podem ser consumidas e são uma excelente adição à dieta, já que muitas são ricas em nutrientes. Confira algumas opções:
Capuchinha (Tropaeolum majus) – É ideal para saladas de verão! Além de famosa entre os devoradores de flores.  O bônus com relação ao cultivo, é que quando se adapta bem ao ambiente, se espalha facilmente.  A planta inteira é comestível. Você pode preparar picles de seus frutos ou patês de suas folhas. Possui um gosto ligeiramente apimentado.
Rosas (Rosa grandiflora) – São conhecidas pelos seus usos culinários, como em xaropes, decorações ou coberturas, sorvetes, geleias, manteiga, gelo e muito mais.
Violetas (Viola) – Algumas ideias incluem doce, chá, bolo e xarope de violeta. Elas podem ser incluídas em saladas, geléias, manteiga ou para dar sabor e servir de ornamento. Procure pela variedade “viola odorata”.
Tome cuidado!

Nem todas as flores podem ser consumidas, só aproveite quando tiver certeza do tipo de flor que é. Verifique a procedência e não coma arranjos de floricultura – provavelmente tiveram aplicações de produtos químicos não indicados para ingestão. Evite também colher de parques ou canteiros públicos em que podem ter inseticidas e fungicidas.
Para armazená-las, enrole-as de forma solta em um papel toalha umedecido dentro de um pote fechado na geladeira. Elas podem durar por até 10 dias. Ao sentir qualquer sintoma diferente após o consumo, vá para a Emergência mais próxima.
Gostou do texto? Curta nossa página Jardim das Ideias STIHL e fique sempre por dentro das melhores dicas! Até o próximo post.
Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *