Tenha uma pitangueira no jardim da sua casa

Espalhada do Nordeste até o Rio Grande do Sul, a pitangueira é uma planta que cativa a todos pelo fruto, porém não se desenvolve em qualquer clima. Típica do cenário brasileiro, ela deve ser plantada em clima quente e úmido, ficando longe do frio e de geadas. Se você está pensando em ter uma pitangueira no jardim de casa, confira se o solo é fértil e bem drenado. O plantio pode ser feito com um caroço da pitanga ou por transplante de muda.

Também presente em regiões da Argentina e do Uruguai, a pitangueira pode alcançar até 10 m de altura com tronco irregular, ramificado e de cor avermelhada. A colheita do fruto acontece somente a partir do 3º ano de plantio e 50 dias após a floração. Por isso, requer paciência do jardineiro, até porque a quantidade só é significativa a partir do 6º ano de plantio.

Além dessa característica, um dono de uma pitangueira também precisa ter cuidado com as pragas. A broca-do-caule, que causa grandes prejuízos à planta, é uma delas. A lagarta ataca os ramos e tronco ao se alimentar abrindo galerias. A formiga saúva também gosta de se alimentar da pitangueira. Ela pode desfolhar a planta por completo, causando enfraquecimento e levando até a morte.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *