Suculentas são venenosas?

Nome: Claúdia

Pergunta:
Suculentas são venenosas? Minha bebê de 1 ano e 10 meses comeu um pedaço da folhinha de uma suculenta pequena, o que faço? Tem perigo?

Resposta:
Olá Claúdia! O melhor a fazer é procurar o pediatra dela, levando uma folha e/ou uma foto e/ou a planta, mostrando para ele e explicando o ocorrido. Em relação a veneno em geral não são toxicas, podendo haver algumas que são ou apresentem substancias que podem ser prejudiciais a saúde. Entretanto, a questão de toxicidade, depende da quantidade, do tamanho da pessoa ou animal, do estado de saúde entre outros fatores. Por isso a necessidade de identificar a planta e verificar o estado de saúde da criança.
Fágner Henrique Heldt – Biólogo

Um comentário
  1. Ola Fagner tenho suspeita de que minha bebe de 1 ano e 7 meses pode ter ingerido um pequeno pedaço da folha da Crassulaceae planta fantasma, ja pesquisei e nao encontrei nada falando que ela é tóxica, como nao tenho certeza se ela ingeriu fico preocupada. Pode me esclarecer essa duvida?
    Obrigada
    Silvana

    1. Olá, Silvana. Esta planta é comestível. Pode ser consumida crua, em conserva, em salada ou cozida, em refogados, caldos e até feita seca, como farinhas. A princípio não há com o que se preocupar, mas vale ficar atenta. Se necessário, dirija-se à emergência médica e informe o acontecido.

      Att, Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma

  2. Olá. Gostaria de saber quais suculentas são tóxicas? Principalmente a colher de cobre. Grata

    1. Olá, Adriana. De forma geral elas não são comestíveis, com exceção da Cassula fantasma, uma espécie que consta no livro das PANC de Valdely Knupp e Harry Lorenzi.
      Esperamos ter ajudado! Vânia Chassot, Engenheira Agrônoma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *