Solo misto e solo calcário: conheça mais

Solo misto e solo calcário: conheça mais

Se você está pensando em plantar, é importante identificar o tipo de solo do lugar que deseja antes de escolher as espécies. Isso porque cada planta vai se adequar melhor a algum tipo de solo específico, e irá se desenvolver da maneira certa. Lembre-se que o solo é a base estrutural de um jardim. Abaixo, conheça mais sobre o solo misto e o solo calcário.

Características do solo misto

O solo misto é caracterizado por possuir partículas variadas de tamanho, sendo rico em todos os minerais. É uma mistura entre areia e argila. É um solo permeável, ou seja, absorve a água, e possui uma maior capacidade de carga, apresentando poucos grãos em relação aos outros. É o mais indicado para jardins, pois a maior parte das plantas ornamentais se desenvolve bem nesse tipo de solo.

Características do solo calcário

Diferente do solo misto, o solo calcário possui poucos nutrientes, e é típico de regiões desérticas. É um solo seco e esquenta muito ao receber os raios solares. Possui uma grande quantidade de pedaços rochosos em sua composição, e é pouco indicado para a agricultura, devendo ser aplicada matéria orgânica. Há inúmeras espécies que aceitam crescer nesse tipo de solo. Conheça algumas delas:

  • Marmeleiro-do-Japão (Chaenomeles japonica): é um arbusto muito decorativo, espinhoso, com flores de 5 pétalas de cor vermelha-alaranjada ou escarlate. Podem dar frutos que são muito usadas para fazer doces e geleias.
  • Brinco-de-princesa (Fuchsia hybrida): também conhecida popularmente por agrado, fúcsia e lágrima, essa planta encanta por sua beleza diferenciada. Suas flores são pendentes, em formato de sino duplo, com muitas pétalas, podendo ter a cor vermelha, branca, roxo e rosa.
  • Azevinho (Ilex aquifolium): também conhecido por azevim, azevinheiro, pica-folha e espinho-de-cristo, o azevinho é um arbusto que pode atingir até 15 metros de altura. Popularmente conhecido em várias regiões do mundo, é relacionado ao Natal. Suas folhas têm propriedades diuréticas, já seus pequenos frutos vermelhos são tóxicos.

Gostou de saber mais sobre o solo misto e o solo calcário? Então não se esqueça de deixar um comentário e compartilhar com quem desejar. Até a próxima!

Um comentário
  1. gostaria de receber m ais instruções sobre esse assunto.

    1. Olá Waldir! Qual sua dúvida? Estamos à disposição para ajudar! 🙂
      Abraços e obrigada pelo comentário!

  2. Sao muito útil essas informações sobre o solo tenho uma chacra e.gostaria.de mais.informações para manejada pois o terreno e muito arenoso

    1. Olá! O solo mais arenoso perde água com facilidade e possui pouca capacidade de reter os nutrientes. Uma boa alternativa, é cultivar espécies que servirão de adubação verde como Ervilhaca, Mucuna, Feijão Guandu, Feijão de Porco, Crotalária, entre outras leguminosas. Estas plantas reciclam os nutrientes do solo. Com o passar dos meses, haverá maior matéria orgânica no solo e a retenção de água será maior, em função da maior massa de raízes destas plantas.
      Esperamos ter ajudado! Vânia Chassot, Engenheira Agrônoma

  3. Olá,
    Tenho um sítio. Gosta muito de plantar, mas as plantas não se desenvolvem. O solo tem muitas pedras. O que posso fazer?

    1. Olá! É interessante preparar o terreno antes, removendo as pedras maiores. Você pode colocar uma camada de terra nova e nivelar o terreno ou então plantar em vasos e outros recipientes. Esperamos ter ajudado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *