Sistema PMB – Praticidade e respeito à natureza

Sistema PMB – Praticidade e respeito à natureza
Mesmo quem não tem canteiros gigantes em casa pode ter a sua horta. Já pensou em fazer o plantio de ervas e vegetais diversos utilizando feno? Essa ideia vem no sistema PMD – Palha, Muda Alta e Biofertilizante. Trata-se de um princípio de baixo investimento e que é uma ótima solução para quem deseja ter sua horta urbana.

Existem três processos simples que devem ser seguidos de forma correta para obter a melhor experiência com o sistema PMB:
1° Processo: cobrir todo o solo que você deseja utilizar com palha, isto faz com que os organismos desenvolvam a fertilidade no solo. Por baixa da palha, vale colocar uma forração feita com papelão;
2° Processo: produzir mudas altas para resistir a pragas e doenças comuns no início do cultivo no campo e competir com o mato. Para plantar as mudas, faça buracos no feno e preencha com o substrato adequado;
3° Processo: utilizar biofertilizantes para a abertura das covas de plantio e adubação de cobertura. Já falamos aqui no blog sobre como construir um tambor de biofertilizante, clique aqui para conferir.
Você pode escolher as espécies que quiser para colocar nos suportes de feno, como tomate cereja, manjericão, salsa, pimentas… O importante é manter essa horta adubada, garantindo o desenvolvimento saudável das plantinhas.
Este processo é extremamente sustentável na produção de alimentos orgânicos, tendo como ponto principal a diminuição drástica da quantidade de água e energia utilizadas no processo tradicional.
Curtiu? Compartilhe com amigos! 😉 Fique de olho nas redes sociais do Jardim das Ideias para não perder nenhuma matéria. > https://bit.ly/2vCLxTH
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *