Seis informações úteis para cuidar melhor das orquídeas

Orquídea Cymbidium
Crédito Wikipedia

1) As orquídeas demoram até três meses para se adaptar a novos ambientes e o fator adaptação é um dos mais importantes para o seu desenvolvimento.

2) O intervalo de floração pode durar dois anos. O uso de fertilizantes – o tipo 10/30/10 é o mais indicado – ajuda a abreviar este intervalo. A falta de flores também está relacionada à ausência de estímulos e algumas espécies precisam ser ameaçadas para florir: você pode reduzir a quantidade de água antes da floração, por exemplo. É o caso da espécie Dendrobium. Já a espécie Cymbidium gosta de frio e sente-se estimulada com pedras de gelo na terra.

3) Orquídeas preferem estar em árvores (principalmente as epífitas, que vivem sobre outras plantas) de copas não muito fechadas ou em suportes de fibra de coco. Quando plantadas na terra, podem acumular água nas raízes. Para que se desenvolvam melhor em vasos, é preciso investir na boa drenagem. O ideal é preencher o vaso com 1/3 de pedra ou caco de cerâmica. As raízes precisam ficar arejadas, e por isso, o recipiente de barro deve conter furos.

4) Não é indicado colocar a orquídea em lugares com muito vento ou ar condicionado. O sol do meio dia também não é bom para a planta, pois queimas as folhas. Os melhores locais são os protegidos, permitindo que a planta capte a luz nos períodos da manhã e da tarde.

5) Para saber se você acertou no lugar, observe o crescimento da planta: caso surjam novas raízes, você acertou. Nos dias de muito calor, regue a planta de duas a três vezes e pulverize as folhas com água.

6) Várias doenças atingem as orquídeas. Confira alguns diagnósticos mais recorrentes:
*Pontos pretos: queimadura do sol, falta de água ou nutrientes
*Folhas enrugadas: falta de água
*Bulbo encolhido: falta de água e nutrientes
*Manchas: ataque de fungos ou bactérias
*Folha amarelada: excesso de água ou falta de nutrientes
*Buracos nas folhas: ataque de fungos

Orquídea Dendrobium

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *