Saiba mais sobre a ficus lyrata

Saiba mais sobre a ficus lyrata

Realizar a escolha de plantas ornamentais para a decoração de um espaço é uma tarefa que demanda cuidados e muita pesquisa. Atualmente, entre as preferidas dos designers, decoradores e floricultores está a ficus lyrata, também conhecida como figueira-lira, uma árvore elegante e ideal para compor espaços internos ou externos.

Conheça a ficus lyrata

A ficus lyrata é nativa da África e é facilmente encontrada em floriculturas e lojas especializadas em plantas ornamentais. Por sua popularização e grande destaque em projetos de decoração, o seu valor pode ser considerado “salgado” – o preço pode depender do tamanho da muda que for escolhida.

Suas folhas podem atingir até 38 centímetros de comprimento e 22 centímetros de largura. Elas apresentam tom esverdeado em destaque, brilho, nervuras sobressalentes e leves ondulações em suas extremidades. Curiosidade: o nome “lyrata” é relacionado à sua semelhança com o clássico instrumento musical, a lira.

Habitat e suas diferenças

Ambientes externos: pode apresentar crescimento exacerbado e a sua copa garantir uma deliciosa sombra. É uma ótima opção para espaços amplos como parques e jardins. Pode desenvolver pequenos figos – não comestíveis.

Ambientes internos: preferivelmente, deve ser mantida em espaços iluminados. Quando inserida em áreas sombreadas, pode apresentar crescimento lento e menor quantidade de folhas.

Como cuidar de uma ficus lyrata

A ficus lyrata deve ser mantida em ambiente iluminados, preferencialmente próximas às janelas. Invista em terra enriquecida com matéria orgânica e boa drenagem. Para mantê-la saudável, lembre-se de realizar irrigações regulares. Se quiser, utilize adubos quinzenalmente – previamente indicados pelo floricultor de sua região.

Cuidado! O ar-condicionado pode ser um inimigo de sua lyrata. A planta poderá apresentar folhas amareladas e sem vida.

Pronto! Agora você já conhece todos os segredos para cuidar de sua figueira-lira e garantir um toque de modernidade ao seu ambiente. Fique ligado em nosso blog: todo o dia tem texto novo. Esperamos você!

Um comentário
  1. Meu ficus está caindo muitas folhas.Mudei para um lugar mais iluminado.Será que melhora? Grata Edna

    1. Olá Edna!
      O Ficus se estabelece bem em locais com sol pleno ou meia sombra. Dependendo dessa condição de sol, deve se ter mais cuidado com adubação e se o solo possui uma drenagem boa.
      No seu caso específico, oriento a realizar uma adubação também com terra rica em matéria orgânica.

      Esperamos ter ajudado!

      1. Oi! Tenho um vaso com quadro fícus e elas estavam crescendo cada dia mais. Mas tive que viajar e acabou ficando quase 1 mês sem água. Quando voltei todas as folhas tinham caído, com exceção de algumas na coroa (no topo). Fiz uma mistura das folhas caídas com casca de ovo, borra de café e casca de banana. Nasceu dois pontos de folhas em galhos diferentes mas foi só isso. Não voltou mais a nascer. As folhas de cima continuam crescendo. Adubei novamente a terra mas não sei se fará efeito. Como faço pras folhas de baixo nascerem de novo?

        1. Olá, Erica! As folhas de baixo não irão nascer novamente a não ser que você faça podas em todos os ramos, cortando o ápice dos ramos, gerando assim uma redistribuição de hormônios e incentivando a brotação destas gemas laterais. A planta tende a crescer apicalmente, ou seja, emitindo folhas novas sempre na ponta dos ramos, e quando fazemos a poda ou “desponte”, estimulamos que a planta fique mais “cheia”, com mais ramos e folhas. Ao podar, lembre de usar uma tesoura limpa e afiada.

  2. Qual o tamanho do vaso para plantar o ficus lyrata?
    Gostaria que ele ficasse grande, para uma sala com pe direito duplo.
    Obrigada

    1. Olá Lilian! Prefira um vaso maior entre 80-100 de diâmetro e no minimo 80 cm de altura. Como o Ficus lyrata cresce bastante, dessa maneira não precisará transplanta-ló logo, ficando mais fácil os cuidados de manejo com o mesmo.
      Esperamos ter ajudado!
      Fágner Heldt – Biólogo.

  3. olá, minha fycus está com pontinhos marrons nas folhas, será falta de nutriente? e tbm está caindo folhas. eu deixo ela o dia todo fora de casa, na varanda, onde não pega luz do sol direta, e a noite coloco na sala, onde há ar condicionado.

    1. Olá Juliana! Pode ser excesso de água ou falta de nutrientes, mas a falta de luminosidade pode estar prejudicando, essa planta precisa de pelo menos algumas horas de luminosidade de preferencia luz direta. O condicionador de ar também ajuda no mau desenvolvimento da mesma.
      Esperamos ter ajudado!
      Fágner Heldt – Biólogo.

  4. Boa noite! Temos um ficus lirata num vaso de 50cm de diâmetro ,na varanda ,e já alcançou quase dois metros e 15 de altura. Está com o caule desnudo até os 1,60. A copa se abre a partir daí. Vamos mudar para apartamento e teremos que podá-lo para caber na sala. Ele vai aguentar uma poda de mais de 1 metro de corte? Vai ficar pelado e depois rebrota?

    1. Olá Tamara, tudo bem? O ficus não tolera muito as mudanças, elas podem comprometer momentaneamente a aparência e o desenvolvimento do mesmo, as folhas caindo e ficando amareladas. Podas muito drásticas também podem prejudicar o seu desenvolvimento. Mas por ser uma planta muito adaptável, após um período ela pode se restabelecer. No seu caso especifico, tente deixar alguns galhos com folhas para que a mesma não sofra tanto. Boa sorte e esperamos ter lhe ajudado!
      Fágner Heldt – Biólogo.

  5. Olá, minha ficus estava com uma folhas amarelas que caíram sozinhas, depois reparei uma espécie de pó branco em toda planta, ela está meio caída mas ainda bem verde. O que pode ser que aconteceu? estou com muito medo de perdê-la 🙁

    1. Olá Larissa, tudo bem? Ela deve ser adubada com terra rica em matéria orgânica, e o solo deve ser bem drenável. O acumulo de água pode provocar o surgimento de fungos, o que pode ser esse pó branco. Faça uma poda dos galhos que estão afetados, adube e verifique se não está acumulando água nas raízes. Boa sorte e esperamos ter lhe ajudado!
      Fágner Heldt – Biólogo

  6. Oi.
    Minha ficus esta comigo há aproximadamente 2 meses, e suas folhas mais baixas estão amarrando e caindo bastante. Ela fica na minha sala, próximo à porta da varanda que é bem grande e deixa entrar bastante luz indireta. O que pode ser? Falta de adubo? Excesso ou falta de água? Ja li vários lugares falando sobre a rega dela, e cada um fala uma coisa diferente. Eu me baseio pela terra, enfio um dedo inteiro nela, se estiver seca, eu rego. Porem, como moro no Rio de janeiro e faz bastante calor, acabo regando praticamente dia sim dia não.

    1. Quando as folhas mais baixas amarelam, é sinal de deficiência de nutrientes como o nitrogênio, que é móvel na planta e deslocado para as brotações novas e folhas mais altas na planta. Planeje uma adubação com o adubo da sua preferência, que tenha nitrogênio na fórmula. Quanto à água, pode ser que esteja tudo certo. Vale a pena ficar de olho para evitar estar colocando água em excesso. Se o vaso tiver furos e tiver sido plantado com a camada de drenagem (argila expandida, brita, areia ou cacos de vasos quebrados), o excesso de água irá embora pelos furos do vaso. Toda vez que a água vai embora do vaso, leva junto os adubos solúveis em água como o nitrogênio. Por isso a adubação deve ser regular (alguns rótulos recomendam aplicação mensal, por exemplo).

      Vânia Chassot Angeli

  7. Olá, tenho 2 ficus Lyrata plantada no vaso, está com 1 ,20 de altura, o vaso já está cheio de raízes, estão saindo por baixo, preciso replanta-la, posso limpar um pouco as raízes ou mantenho tds as raízes?

    1. Olá, Júlia! Os ficus de forma geral reagem super bem à poda de galhos ou de raízes. São plantas extremamente rústicas e vigorosas, com muita força. Você pode realizar uma poda, usando tesoura limpa e afiada, para fazer a reforma do vaso. Esta tarefa consiste em retirar a planta do vaso, podar algumas raízes e em seguida plantar novamente, montando o vaso com as camadas de drenagem e de filtro. Aproveite esta oportunidade para “dar um up” no substrato, acrescentando húmus de minhoca ou outro adubo da sua preferência, sempre respeitando a dose máxima indicada no rótulo. Molhe abundantemente logo após o plantio.

      Vânia Chassot Angeli

  8. Comprei uma ficou tem uns 4 meses mas está aparecendo umas manchas pretas nas pontas eu gostaria de saber o motivo obrigada

    1. Olá, Elizeth! Pode ser que esteja com água em excesso ou alguma doença como fungos de plantas. Além disso, quando a planta pega menos sol do que deveria, fica fraca e sensível às doenças. Lembre de adubar regularmente todas as suas plantas, para que elas cresçam mais saudáveis.

      Vânia Chassot Angeli

  9. Olá, Boa Tarde. tenho uma Lyrata (2 anos) formada apartir de um broto com uma folha. Demorou 6 meses para brotar. hoje tem 1 mt e, metade do tronco desnudo pq tirei as folhas com manchas . dali para cima, está linda. Pensei então em deixar a base no vaso e transplantar a outra metade. sei que ela pega por estaca mas, a metade que fica, brota? Grata Rosa

    1. Ola, Rosa! Ela rebrota, sim. Todas as figueiras são super rústicas e adaptadas ao nosso clima. Caso você faça esta poda para produzir uma ou mais mudas por estacas, lembre de usar uma tesoura limpa e afiada, para que o corte seja preciso. Assim a planta irá cicatrizar no corte e em seguida irá iniciar o enraizamento. Qualquer dúvida, estamos à disposição. Vânia Angeli, Engenheira Agrônoma

  10. Tenho duas crianças em casa. Qdo fui comprar o rapaz da loja disse que nao tinha problema E não era tóxica e agora li em alguns lugares que é melhor manter longe de crianças. Devolvo a planta?

    1. Olá, Ana. As figueiras quase todas são tóxicas, desde que ingeridas em grande quantidade, o que acreditamos não ser o caso. Além disso, após o corte ou arranque de folhas e galhos, ela solta uma seiva, que pode queimar a pela, caso exposta ao sol sem ser lavada antes. Mas de forma geral, se a planta estiver no ambiente, não irá fazer mal nenhum. Vale conversar com as crianças que existe o lugar dos brinquedos e as plantas que podem ser mexidas nas atividades de jardinagem e que “esta” não pode. Algo que eduque-as para não brincarem com a planta. Esperamos ter ajudado! Vânia Angeli, Engenheira Agrônoma

  11. Minha ficus está bem alta com folhas só na ponta um caule só quero podar estou com medo de perde-la posso cortar bem embaixo ?por favor me ajuda se cortar em baixo ela vai brotar?

    1. Olá, Edna. É possível que ela rebrote, caso seja feita uma poda de correção, escolha uma tesoura limpa e bem afiada para esta poda. Assim, ela irá cicatrizar e brotar, formando uma nova copa. O corte deve ser feito o mais limpo e preciso, para incentivar a planta a se regenerar. Os galhos cortados, podem virar mudas, basta colocar em vasos com terra ou mesmo em contato com a água, em copos ou garrafas. Esperamos ter ajudado. Vânia Angeli, Engenheira Agrônoma

  12. Olá tudo bem? Aqui perto de casa tem uma árvore de Ficus Lyrata, se eu pegar um galho e colocar na água ou na terra ela enraiza? Se sim Qual o tamanho ideal. Desde eu agradeço.

    1. Olá, Ademilton! As chances de você conseguir produzir uma nova muda por estaquia é quase 100%. As figueiras em geral são super rústicas e criam raízes facilmente, quando em condições favoráveis. Você pode cortar um galho semi-lenhoso ou lenhoso, de pelo menos 20 cm de comprimento, e colocar a parte de baixo do galho (estaca) em um copo com água ou mesmo direto em um vaso de terra, desde que você regue dia sim, dia não. Aos poucos a planta vai usar os nutrientes e reservas das folhas deste galho (por isso a estaca deve ter pelo menos 1 folha) e as raízes serão formadas cerca de 30 dias após o início do processo. Esperamos que dê certo! Depois nos conte como foi a experiência!

      Vânia Angeli, Engenheira Agrônoma

    1. Olá, Mary! Esta informação é variável, conforme a temperatura do ambiente onde está a planta e também do seu porte, tamanho. Se for uma planta maior, irá consumir mais água. Se o vaso for mais profundo, a mesma coisa. Porém se a planta está em ambiente úmido e frio, o consumo de água fica reduzido, sendo necessário molhar uma ou duas vezes por semana. Nas produções comerciais, as ficus lyrata são conduzidas em estufas e recebem água todos os dias, com nutrientes para incentivar seu crescimento, que é relativamente lento. Uma boa ideia para você: adotar um calendário de adubação para ela e suas outras plantas, assim além de água você estará oferecendo o alimento que elas precisam para o bom desenvolvimento.

      Esperamos ter ajudado. Vânia Angeli, Engenheira Agrônoma

  13. Ola , tenho uma figueira Lira plantada na calçada, comprei uma muda de 1,50 aproximadamente, plantei com substrato, o viveiro que me vendeu disse que tenho que colocar água sempre ate 2 vezes ao dia porque o sol e calor -e muito intenso,so que as folhas estao perdendo a cor, ou seja a clorofila, esta verdes bem claras ja, alem do substrato que usei, ja passei calcário na terra e tambem adubo , gostaria de saber, mesmo com o calor, deva ser muita água que estou usando,desde ja lhe agradeço.

    1. Olá! As folhas costumam ficar amareladas quando há excesso de água ou quando há deficiência nutricional de nitrogênio (o principal nutriente que forma a clorofila). Você aplicou calcário, caso a dose tenha sido acima do ideal, isto pode ter elevado o pH do solo a uma faixa de valor que o nitrogênio não fica disponível. O que você pode fazer para recuperar a planta, é realizar uma adubação com adubo orgânico (húmus de minhoca ou biofertilizante) a cada 30 dias. Lembre de molhar a terra, sem deixar o substrato encharcado. Nos dias mais quentes, molhe mais do que nos dias de temperatura mais amena. Confira a live da série #emcasacomstihl https://www.instagram.com/tv/B-rggv6lrfx/?utm_source=ig_web_copy_link e aprenda a fazer o próprio minhocário.

      Vânia Angeli, Engenheira Agrônoma

  14. Mudei a minha ficha lyrata de lugar, pegou muita chuva e as folhas de cima caíram. Agora as da parte de baixo estão amarelado e caindo. Coloquei torta de mamona caso seja falta de nitrogênio mas ela aparentemente não está reagindo favoravelmente. O que devo fazer? Está parecendo que vai morrer.

    1. Olá, Simone. As folhas amarelam quando há excesso de água no solo. Caso o local tenha problemas na drenagem e escoação da água, ela pode morrer. Porém como se trata de uma espécie de figueira, que é super forte e rústica, como você identificou o problema a tempo, você pode salvá-la. Continue observando e avaliando se ela está regredindo ou evoluindo. Não esqueça de regar, pois ela precisa de água para emitir novas raízes e folhas.

      Vânia Angeli, Engenheira Agrônoma

  15. Minha lirata fica na varanda interna recebe bastante claridade mas não sol direto. Nos últimos dias tem caído folhas saudáveis aparentemente
    Moro em uma cidade de clima quente e úmido todo o ano.

    1. Olá, Bruno. Ela ama este clima, quente e úmido. Pode ser que esteja faltando sol para ela, por isso, cuide para nunca molhar demais nem deixar longos períodos sem água, pois ela já está passando por um “estresse” que é a falta de luz. Você pode ajudar a planta a crescer ainda mais, através da adubação, que irá oferecer os nutrientes que ela precisa para crescer. Colocando um pouco de adubo orgânico na terra do vaso, a cada 30 dias, você oferece todos os nutrientes que a lyrata precisa. Ah, vale lembrar que todas as plantas precisam ser adubadas para crescerem de forma saudável. O húmus de minhoca é super fácil de preparar em minhocários. Confira a live da série #emcasacomstihl https://www.instagram.com/tv/B-rggv6lrfx/?utm_source=ig_web_copy_link

      Vânia Angeli, Engenheira Agrônoma

  16. Boa tarde. Comprei uma fycus de 1,20m há uns 3 meses. Esta semana reparei que algumas folhas estão começando a amarelar, e percebi formigas e outro tipo de inseto com asas (parecido com fomiga), saindo da terra. São pragas? Que tipo de inseticida posso usar? Obrigada.

    1. Boa tarde Renata. Você pode refazer o check list de cuidados com o Ficus, para verificar se há algum ponto errado. Ele gosta de bastante claridade ou sol fraco, deve ser regado semanalmente, porém sem afogar às raízes. Pode ser falta de adubação. Use um pouco de terra preta para incorporar no vaso, sem cavocar. Sobre os insetos, pode ser que algum tipo de formiga ou cupim tenha feito o ninho na terra dos vasos, mas não há com o que se preocupar, pois não fazem mal à planta.
      Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma

  17. Olá boa tarde. Comprei a Fícus lyrata há 4 meses. As folhas stavam bem verdes e brilhantes e agora estão opacas, sem brilho, e algumas folhas pequenas estão amarelando e caindo. Até agora não observei nenhuma folha nova crescendo. Será que ela está morrendo?

    1. Olá! Ela deve ficar em ambiente super iluminado, com bastante claridade, de preferência pegando sol fraco por algumas horas do dia. Se as folhas que estão amareladas são as mais de baixo na planta, é sinal de deficiência nutricional. Escolha um adubo que tenha nitrogênio na fórmula, como o NPK, ou adubos orgânicos. Siga as orientações de aplicação conforme o rótulo. Cuide para não deixar a terra seca (pois ela aprecia o substrato levemente úmido) e cuide também para não colocar água demais, pois pode apodrecer as raízes. Em caso de dúvidas, estamos à disposição!

  18. Olá, boa tarde! Há dois meses comprei um ficus e algumas folhas, da parte debaixo, estão ficando amareladas. Li seus comentários e acredito que deva ser por falta de nutrientes, pois rego 1 vez na semana, não deve ser excesso de água, deixo a água escoar tmb.
    Devo comprar um adubo com NPK 10 10 10 e aplicar mensalmente? Uma outra dúvida é sobre o vaso que veio da floricultura: ele tem 23cm de altura e 23cm de diâmetro, é muito pequeno? Esse tamanho vai prejudicar meu ficus? Preciso fazer a troca? Agradeço pelo retorno, desde já.
    Obrigada!

    1. Ola, Louize. O fícus pode ficar amarelado caso pegue pouco sol, por isso, além de regar com boa regularidade, lembre de garantir que ele pegue pelo menos sol fraco, todos os dias.
      Sobre a adubação, o NPK pode ser insuficiente, por isso, busque por algum adubo mais completo, como húmus de minhoca ou biofertilizante. Aplique pelo menos uma vez por mês, sempre bem diluído para não queimar a planta. Sobre o tamanho do vaso, a princípio é um vaso pequeno, e isso pode estar influenciando no declínio da planta. Planeje o replantio, se encontrar um vaso maior.
      Esperamos ter ajudado. Vânia Chassot, Engenheira Agrônoma

  19. Olá, tenho uma ficus quase um mês e algumas folhas começaram a cair, ela não chega nem a amarelar cai verdinha mesmo, a base da folha que fica presa ao galho da planta fica amarela depois escurece e começa a se soltar do galho e cai. E tem algumas com as pontas (parte oposta em que fica presa ao galho) secas.
    Já caiu folha proxima ao vaso, como também folhas que estão na parte média, não sei se seria só execesso de água esse problema.

    Você consegue identificar?

    1. Olá, Roberta. Os fícus são plantas rústicas e dificilmente ficam fracas. Pode ser que esteja ocorrendo algum problema nas raízes (excesso ou falta de água, drenagem ineficiente ou entupimento do furo do vaso). Caso a planta não esteja recebendo a luz ideal, também pode perder folhas. Garanta que ela pegue sol fraco todos os dias e cuide para não irrigar demais.
      Esperamos ter ajudado. Vânia Chassot, Engenheira Agrônoma

  20. Adquiri uma ficus que estava bem danificada no garden para tentar recuperar. Percebi que ao longo do caule principal ela já veio com falhas e sem várias folhas.
    Ela vai continuar com essas falhas ou é possível brotar folha novamente? Eu preciso retirar os restinhos de folhas que secaram do tronquinho principal ou deixo do jeito que veio?
    Já a replantamos e também queria saber se pode usar o adubo de composteira. Se sim, qual periodicidade?
    Espero conseguir recuperá-la! ❤
    Parabéns pela página e trabalho! Já ganharam uma seguidora!

    1. Olá, Mariana. A planta pode rebrotar nestes pontos, caso as gemas estejam saudáveis. Isso vai acontecer naturalmente se a planta estiver em local adequado (com a luz ideal, leia-se sol fraco ou bastante claridade o dia todo), sendo adubada regularmente e recebendo água na medida, sem afogar a terra. O adubo da composteira pode ser usado uma vez por mês, acrescentando na terra do vaso, cerca de 2 colheres cada vez.
      Esperamos ter ajudado. Vânia Chassot, Engenheira Agrônoma

  21. Eu coloquei minha Fictus proximo a uma janela onde o sol da tarde bate em suas folhas, ocorre que as folhas da planta mudou de posição, como se tivessem indo ao encontro do sol, até ai tudo bem, mas dai troquei o vaso e coloquei em um maior, usei terra vegetal, mas após ter trocado de vaso, 3 folhas escureceram e nas pontas ficaram pretas e cairam, creio que deva ser por causa da troca de Vaso, continua linda, somente as que estavam embaixo, os comentarios e as respostas acima sao excelentes, li tudo e ja aprendi a cuidar da minha linda Fictus.

    1. Olá, Ercilio. As plantas crescem em direção à luz em função das dinâmicas de hormônios de crescimento dentro da planta. Devemos evitar girar os vasos com frequência, pois assim a planta fica mais fraca e estressada, como se estivesse em constante adaptação ao local. Quando às folhas que ficaram escuras e caíram, podem ter sido “abortadas” em decorrência desta mudança no vaso. Ao seguir cuidando dela, ela continuará crescendo e formando novas folhas.
      Espero ter ajudado! Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma.

  22. Olá, tenho uma ficus lyrata há um mês apenas, ela fica em minha varanda que é iluminada e não recebe luz direta nela. Regi duas vezes por semana e já fiz seu transplante para um vaso de barro. Porém vem caindo umas folhas de sua parte de baixo, caem ainda verdinhas, não ficam amarelas, não tem bicho, tbm não vejo rastro de alguma doença. O que poderia ser? Ela tem um pouco mais de 1m. E essas folhas que caíram, crescerá novamente? Ela é uma ficus bem novinha, sua parte de cima ainda é bem verdinha, só a parte de baixo que é marrom.

    1. Olá, Rafaela. As folhas da sua planta começaram a cair por dois motivos:
      1. A planta está sentindo falta de luz e não está conseguindo manter todas as folhas, fazendo o abortamento das mais velhas (as de baixo);
      2. Está na hora de repor os nutrientes da terra através da adubação.
      Você pode usar um adubo orgânico como húmus de minhoca ou outro da sua escolha, seguindo as orientações do rótulo quanto à dose, frequência e modo de aplicação. As folhas que caíram não irão se regenerar, porém a planta tende a responder aos novos estímulos, emitindo novas folhas, nas gemas que estiverem viáveis.
      Espero ter ajudado! Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma.

  23. Ola! Acabei de comprari um ficus lyrata e tenho que colocar no vaso maior (transplante).

    Na hora de fazer a mudança, quero colocar húmus de minhoca . Qual a proporçāo de terra preta e húmus de minhoca?

    Ha algum perigo de intoxicação na planta (muito adubo)?

    Obrigada.

    Eneida.

    1. Olá, Eneida. Você pode fazer uma mistura de terra com húmus de minhoca na proporção de 1:1, ou seja, partes iguais de terra e de húmus. Ao replantar, faça uma camada de drenagem no fundo do vaso, com pelo menos 5 cm de britas ou argila expandida, para drenar o excesso de água, cobrindo com um tecido como a manta de drenagem. Em seguida coloque um pouco do substrato preparado e posicione o torrão da planta. Complete com o substrato nas laterais e por cima, sem “enterrar” a planta, apenas mantendo o nível da terra como estava. Molhe com abundância para remover possíveis bolsões de ar entre as raízes e a terra.
      Espero ter ajudado! Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma.

  24. Boa noite! Parabéns pelas respostas e constante ajuda as amantes da Ficus Lyrata.
    Adquiri recentemente um vaso maravilhoso da planta, porém poucos dias após a mudança de habitat percebi que ela sentiu muito. Suas folhas ficaram meio “caídas” e algumas folhas menores na parte debaixo começaram a secar. Já comprei o vaso pronto, portanto nem precisei trocar de vaso, terra, etc. Foi apenas a mudança do viveiro para a sala de estar da minha casa. O vaso foi colocado a meia sombra, aproximadamente 2 metros de uma janela, que bate sol pela manhã e oferece boa luz durante o todo o dia.
    O que será? Será apenas fase de adaptação ao novo local? Será que a luz não está sendo suficiente? Se puder me ajudar ficarei muito grato, seria uma pena perder um vaso tão bonito.
    Muito obrigado!

    1. Olá, Vinícius. Receio que ela esteja um pouco longe da janela, ao ponto de sofrer com a falta de luz do sol. Procure aproximar o vaso da janela, se possível, e cuide para não faltar água e nutrientes. Faça uma adubação a cada 30 dias, com adubo mais diluído do que o normal, para incentivar a planta a se recuperar.
      Espero ter ajudado! Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma.

  25. Olá! Comprei uma lyrata de aprox. 1,5 metros e o floricultor já entregou ela transplantada num vaso maior. Porém no terceiro dia percebi muitos mosquitinhos principalmente no substrato. Revirei e retirei uns 3 cm e encontrei muitas larvas desses bichinho. São mosquitinhos pequenos e rápidos, quase imperceptíveis. As larvas branquinhas e marronzinhas. Li sobre o fungus gnath mas não sei quão prejudicial é como tratá-lo.

    1. Olá, Angela. Estes mosquitinhos são mesmo muito inconvenientes, podem vir em forma de larvas na terra ou fazer ninho nos vasos. Uma forma de controle dos insetos é instalar um tipo de armadilha para os adultos, próximas aos vasos. Misture em um potinho ou copo, vinagre de maça e água com açúcar. Os adultos serão atraídos para o líquido e aos poucos a população irá diminuir.
      Espero ter ajudado! Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma.

  26. Olá! Parabéns pelo artigo! Estou a procura de solução para o que está acontecendo com minha jovem Ficus e já tentei várias coisas… As folhas continuam bem verdes porém está secando em pontos específicos, ficando com manchas marrons. Todas as folhas estão aparecendo esses pontos com o passar dos dias já não sei o que fazer! Ela recebe luz indireta em um ambiente iluminado, não deixo receber luz do sol direta. Uso um substrato leve e úmido para rosa do deserto que vem pronto. Vaso com camada de argila e manta sempre me preocupo com excesso de água. Será falta de nutrientes?

    1. Olá, Helder. É provável que ela está sinalizando a falta de luz, o que causa estresse fisiológico e queda no padrão geral da planta. Procure oferecer um pouco a mais de claridade ou até uma hora de sol fraco, fazendo uma transição do local, para que a planta tenha mais energia.
      Além disso, faça uma adubação a cada 15 dias com húmus de minhoca, colocando 2 colheres de sopa de húmus em cima da terra, molhando em seguida. Faça esta adubação durante três meses. A planta irá se recuperar. Quanto à água, não se preocupe em ficar um ou dois dias sem regar, pois os fícus são rústicos neste sentido, porém não toleram encharcamento. Faça pequenos ajustes na dose de irrigação, se for necessário, mantendo a terra levemente úmida.
      Vânia Chassot, Engenheira Agrônoma.

  27. olá, tenho ficus plantafos em vasos na varanda, eles estavam bem altos e cheios, chamei um “jardineiro” para poda, ele retirou todos toda parte de baixo e o ficus nao encorpou, poucas folhas e poucos galhos so na parte de cima; se fizer uma poda bem abaixo de onde estão os galhos com as poucas folhas, ele consegue brotar? obg.

    1. Olá, Patrícia. Provavelmente a poda realizada foi a de “elevação”, que visa deixar a planta mais alta, sem tantos galhos na base e na parte de baixo. Você pode nos mandar uma foto da planta para te indicarmos os melhores pontos de corte – envie através da página Jardim das Ideias STIHL no Facebook: https://www.facebook.com/jardimdasideiasstihl
      Vânia Chassot, Engenheira Agrônoma.

  28. Olá, Tenho a Ficus a mais de 01 ano sem nenhuma intercorrencia, nem queda de folhas, também não cresceu nem apareceram folhas novas. Entretanto, agora percebi umas manchas marrons bem intenso em algumas folhas, no centro das folhas, parecendo uma queimadura,algumas até parecem umas faixas retas. O que poderia ser? Ela fica em frente a janela nascente, e com cortina que tampa a luz direta. Entretanto esse periodo do ano é muito seco e quente. Pode ser queimadura de sol?

    1. Olá, Erika. Pode ser que você esteja precisando trocar a terra ou cuidar com a rega. O sol não fará mal desde que não falte água. Você pode manter a planta bem nutrida através da adubação regular. Use húmus de minhoca ou outro adubo da sua preferência, seguindo as orientações de uso conforme o rótulo do adubo.
      Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma.

  29. Olá tenho uma ficus há dois meses e desde a segunda semana ela vem caindo uma folha ou outra toda semana.
    Ela está do lado da janela e recebe luz o dia todo e sol direto na parte da tarde.
    Ela tem 1,50 de altura e estou regando ela duas vezes por semana com mais ou menos 1 litro de água por rega. Além disso coloco adubo 10-10-10 todo mês.
    Mas mesmo com todos esses cuidados ela continua abortando algumas folhas da parte do meio e de baixo. Algumas amarela e caem, algumas ficam marrons nas pontas e caem.
    E não estou vendo novos brotos.
    O que pode ajudar ela?

    1. Olá, Bruna. A princípio está tudo certo, mas desconfio que a quantidade de água pode estar um pouco acima do que a planta consome. Passe a regar dia sim – dia não, com um copo por vez. Se notar as folhas murchas, pode passar a regar diariamente, mantendo a mesma quantidade, um copo de água por vez. Sobre o adubo, cuide para aplicar apenas a dose recomendada, para não queimar as raízes.
      Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma.

  30. Meu ficus está em um local de sombra, mas as folhas estão queimando o que pode ser?

    1. Olá, Danilo. Provável que seja alguma doença causada pelo excesso de umidade associado ao pouco sol. A planta precisa de pelo menos algumas horas de sol fraco para conseguir fazer seu metabolismo funcionar adequadamente. Diminua a rega até observar alguma melhora e se possível, faça uma transição gradual até um local mais iluminado.
      Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma.

  31. Comprei uma lyraya que está se adaptando, tem menos de um mês em casa. Porém essa semana percebi que as folhas estão ficando penduradas pra baixo, não houve alteração de cor apenas estão arriada no sentido do chão e mais moles. Será que pode ser o vento? Na minha casa venta muito.

    1. Olá, Raquel. Com o vento é comum acontecer isto. As plantas acabam fechando os estômatos, que são os poros nas folhas por onde transpiram e fazem as trocas gasosas. Cuide para este estresse não durar muitos dias, pois pode causa desidratação na planta (ela para de tomar água e acaba secando – um efeito indireto pela ação do vento).
      Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma.

  32. Eu gostaria de plantar um fícus lirata no chao, tenho mais ou menos uns 20 mt quadrados para ele, é suficiente? Tenho medo de suas raízes e tenho uma casa de maquina da piscina neste local. Se for possível planta lo ali , posso plantar outras plantas de pequeno porte nas extremidades do espaco? E como devo preparar o chão digo a cova. Muito obrigada.

    1. Olá, Maria. Como qualquer espécie de fícus, você deve ter cautela quanto às raízes. Apesar do seu desenvolvimento lento, ela possui um vigor muito grande e à medida que a copa cresce, as raízes crescem também em tamanhos proporcionais. Para plantar no solo, faça a cova um pouco maior do que o tamanho do seu atual vaso, coloque uma fina camada de pedriscos no fundo, para servir como drenagem natural e em seguida complete com terra ou substrato da sua preferência. Plante a muda cuidando para manter o mesmo nível da terra que estava no vaso, sem enterrar a mais e sem deixar a planta elevada demais. Molhe com abundância após o plantio e siga regando, um pouco menos nos próximos dias, sempre que a terra secar. Se no local tiver vento, use um tutor para fixar a muda, pode ser feito de taquara ou uma haste de madeira cravada no solo, amarrada gentilmente à planta, evitando que o vento prejudique seu estabelecimento inicial.
      Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma.

  33. Olá, tenho uma ficus Lyrata bambino e as folhas do topo estão ficando num tom de verde claro/amarelado e estão secando a partir da base da folha. O que pode ser isso?

    1. Olá, Jéssica. Quando as folhas novas estão com sintomas de clorose, é falta de cálcio e outros nutrientes que são imóveis na planta. Recomendamos que você faça adubação com húmus de minhoca ou esterco curtido a cada 30 dias, colocando de 1 a 3 colheres direto na terra, misturando superficialmente, sem romper raízes. Outra forma de adubar é escolher um adubo que contenha cálcio na fórmula (ler no rótulo – composição) e aplicar diluído em água, aplicando na terra conforme a frequência recomendada no rótulo (pode ser de 15 em 15 dias, dependendo da marca).
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  34. Oi, tudo bem? Eu tenho uma Ficus Lyrata há 3 meses. De início regava umas 3 vezes por semana e via que muitos sais ficavam depositados no vaso de argila/terracota, mas ela continuava verdinha e bem bonita. Recentemente passei a regar uma vez por semana e os sais reduziram, mas coincidiu do clima ficar um pouco mais quente (eu moro em Curitiba) e justamente agora algumas folhas da parte de baixo estão caindo. Duas estavam amareladas e uma queimada. Além disso, tem uns bichinhos brancos na planta, acho que que são cochonilhas. Será que as folhas estão caindo por falta de água, poucos nutrientes ou por esses bichinhos? Ou por tudo isso junto? hahaha

    Obrigada desde já. Você é incrível respondendo todo mundo aqui com tanta boa vontade.

    1. Olá, Ella. Quando as folhas mais de baixo ficam amarelas é um sinal de que a planta está com deficiência de nitrogênio, que é um adubo que migra para as folhas novas (as mais de cima). Para evitar maiores problemas e amenizar a incidência dos insetos, você deve realizar adubação com adubos orgânicos regularmente. Você pode usar bokashi, húmus de minhoca, biofertilizante ou qualquer outro da sua preferência. Crie uma rotina de adubação em um dia fixo do mês (por exemplo, no dia 15 de cada mês). Lembre de não colocar adubo em excesso (siga a dose recomendada pelo fabricante) e regue logo após a aplicação do adubo na terra.
      Sobre os insetos, você pode realizar a catação manual, limpando a planta e eliminando os insetos que você encontrar (faça isso sempre que puder, para combater a infestação). Sobre a rega, de fato, quando há um desequilíbrio/desbalanço osmótico das raízes, as folhas ficam mais fracas e suscetíveis às pragas. Regue somente quando a terra estiver secando, pois os ficus preferem substratos relativamente mais “pra secos” do que “pra encharcados”.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  35. Olá, comprei uma ficus lyrata há menos de 1 semana, ela fica na minha varanda onde maior parte do dia pega sol indiretamente, notei que de um dia para o outro as folhas dela ficaram caixinhas, moles , pendendo para o chão, como se não tivessem sustentação! O que pode justificar isso?

    1. Olá, Isabela. Logo que compramos uma planta e trazemos para um novo ambiente ela inicia um processo de adaptação ao novo ambiente. Esta queda nas folhas pode ser devido a nova condição de luz ou por mudanças no manejo, em comparação com as últimas semanas. Você deve ficar atenta à rega para não molhar em excesso e também não deixar a terra seca demais por muitos dias. Siga acompanhando e regue sempre pela terra, evitando molhar as folhas. Vale lembrar que se ela está pegando “pouca luz”, ela transpira menos e consequentemente toma menos água.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  36. Olá Vânia,

    Tenho uma Ficus há 40 dias, ela fica na sala de estar que não tem luz direta mas bastante claridade. As folhas estão queimadas, parecem comidas com buracos, como se as folhas mais internas e baixas da planta estivessem secando. Fomos orientados a só colocar água, mas li sua dicas de adubar. Já apareceu pulgão tbm. Seria alguma doença da planta? Tem como melhorar ou deveria trocar por ser um tempo tão curto.
    Obrigada desde já, muito bom vc responder a todos os comentários.

    1. Olá, Roberta. As espécies de fícus precisam de muita luz para crescerem e se manterem saudáveis. Talvez você precise reposicionar o vaso, colocando o mais próximo da janela possível, ou até em outro cômodo, onde ela pegue pelo menos alguns raios de sol direto nas folhas. Quando a planta recebe só água, ela vai usar todos os nutrientes da terra e depois começa a consumir as reservas das folhas, podendo ficar amarelada e manchada, além de mais fraca e suscetível às doenças e insetos. O que posso te recomendar e que vai trazer uma resposta positiva imediata é adubar a planta regularmente, evitando excessos de adubo, para que ela não cresça demasiadamente. Pelo menos uma vez por mês coloque um pouco de adubo na terra, sempre regando em seguida, para não queimar as raízes. Se você quiser falar mais sobre a adubação, fique à vontade para mandar sua dúvida.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  37. Olá! Comprei um Ficus Lyrata a 4 meses e recentemente a planta começou a sentir a mudança. As folhas estão caindo, mesmo as saudáveis e as de cima estão caidinhas, como se estivessem murchando ou com falta de água. Estou molhando regularmente e a terra está húmida, porém apareceram alguns fungos tipos cogumelos amarelos na terra. Parece que a planta está morrendo … Ela fica na sala ao lado de uma janela bem grande de vidro. Não recebe sol direto mas recebe muita luminosidade. Me ajude! Obrigada.

    1. Olá, Cristiane. Os cogumelos são sinal de que a terra está úmida demais e isso pode estar causando a queda das folhas. Recomendamos que você regue um pouco menos, diminuindo a quantidade de água, para que tudo volte ao normal. A princípio a luz está ok, pois ela ama luminosidade. Vale lembrar que a planta também precisa de nutrientes para se manter saudável e forte. Faça adubação pelo menos uma vez a cada três meses, mantendo a terra do vaso com nutrientes para sua planta. Cuide para não adubar demais, para não queimar as raízes.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  38. Olá! Moro em um país frio, agora estamos no outono e continuo regando minha ficus com a mesma frequencia (apenas quando ela já está bem seca), uma vez que com os aquecedores ligados, o ar fica mais seco… no entanto, depois da última rega, apareceram cogumelos amarelos crescendo pelos buracos do fundo do vaso e, na terra, abaixo das cascas de pinus que coloquei, tem uma “massa” branca, que acredito ser fungo também… a planta está super bem, nacsendo folhas novas e tudo, mas nao sei se devo me preocupar com esses fungos… eles podem ser prejudiciais a minha planta? Obrigada!

    1. Olá! Estes fungos demostram que há excesso de umidade na terra (com os dias frios a água demora mais para evaporar). Para reduzir estes problemas, você pode regar um pouco menos ou com menos frequência. Esta camada de cascas acaba retendo a umidade do substrato e pode favorecer o desenvolvimento de fungos diversos, por isso recomendamos que você retire as cascas por alguns dias, incentivando circulação de ar e a “secagem” da terra. Não é preciso se preocupar pois os cogumelos não são prejudiciais às plantas, mas o excesso de umidade no substrato pode aos poucos causar o apodrecimento das raízes.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  39. Olá. Bom dia. Eu comprei uma ficus lyrata há +- um mês.. e uma das folhas veio com uma casquinha marrom. A folha de baixo está um pouco seca e a terra ficou com um pouco de mofo. Tirei o mofo q estava bem superficial e coloquei um substrato novo por baixo e por cima. Eu moro em Portugal e estamos no Outono, vi Q pode ser comum o mofo nessa época. Minha planta tem cerca de 50cm e rego uma vez por semana. As folhas do topo estão bem brilhosas. As próximas a terra um pouco secas e sem brilho e já estão um pouco enrijecidas. Oq posso fazer? Será excesso de sol? Ela só pega sol pela manhã. Obrigada pela ajuda!

    1. Olá! Ela ama sol. O que pode estar causando esta mudança no brilho das folhas velhas é o próprio tempo, pois elas ficam mais “foscas” com o amadurecimento das folhas. Caso as folhas de baixo fiquem amarelas, é sinal de falta de nitrogênio, já que para a brotação das novas folhas a planta manda os nutrientes móveis para as folhas novas (as de cima). Você pode passar um pano úmido nas folhas, tirando o excesso de poeira que ficam depositadas nelas e assim auxiliar na transpiração das plantas. Sobre o manejo das regas, você pode regar com uma quantidade de água um pouco menor e mais vezes ao longo da semana, para evitar que este “excesso” de água favoreça o desenvolvimento dos fungos. Vale lembrar de sempre usar uma terra de boa qualidade, pois assim evita que venham contaminados, com fonte de inoculo para as plantas. Com o frio ela pode reduzir a transpiração e consequentemente o consumo de água. Você pode ir ajustando aos poucos estes cuidados e se tiver mais alguma dúvida, continuamos à disposição.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  40. Olá , comprei à minha fícus a menos de um mês !
    Ela tem 3 hastes sendo que a maior já tem aproximadamente 1 metro e meio !
    Da floricultura ela já veio com algumas folhas (as da base) bem velhas (queimadas, amareladas e com machas escuras) e as do tipo bem vivas ! A alinhas dúvidas são:
    1. Ao retirar uma folha desgastada da base, surgirá uma nova folha no mesmo local ?
    2. A poda sempre será feita no topo da árvore (para que ela permaneça no tamanho desejado?)
    3. Da poda do topo, a parte retirada poderá ser replantada?
    4. As folhas (inclusive as mais novas) estão com nervuras rasgada, como se tivessem sido comidas por insetos mias nunca vi nenhum! O que pode ser feito ?
    5. Como cuidar para que ela fique com um aspecto mais “cheio” é robusto ?
    Obrigada !

    1. Olá! Vamos às respostas:
      1. As novas folhas irão brotar no ápice dos ramos já existente, nas gemas laterais. As gemas que tiverem as folhas retiradas ou que naturalmente ficam velhas dificilmente irão brotar novas folhas;
      2. A poda pode ser feita na parte do ápice, retirando as pontas dos galhos, reduzindo a altura da planta e incentivando a brotação de novos galhos. Faça esta poda alternada, podando um ramo de cada vez, assim a planta pode ser renovada aos poucos, de forma escalonada. Interessante seguir adubando e regando a planta regulamente para que ela rebrote de forma saudável.
      3. Os ramos podados podem gerar novas mudas, através da estaquia em água. Em algumas semanas os galhos/estacas já terão raízes e aí você pode plantar na terra de outros vasos, aumentando sua coleção de plantas.
      4. Os danos dos insetos podem ser feitos de forma “silenciosa” mesmo, principalmente quando os insetos são pequenos e completam seu ciclo bem rápido. Capriche no monitoramento das plantas, percebendo o quanto antes a presença de insetos ou doenças nas suas plantas.
      5. Para que ela fique mais cheia e com aspecto saudável, recomendamos que você realize a poda pelo menos uma vez por ano, de preferência nos meses que antecedem a primavera, para que ela rebrote na época certa. A reposição dos nutrientes da terra através de uma boa adubação é fundamental para que a planta tenha a coloração esperada e se mantenha vigorosa. Além disso, a exposição à luz solar é imprescindível para que a planta realize a fotossíntese e assim complete seu ciclo de forma saudável.

      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  41. Olá! Há pouco tempo adquiri uma ficus e tenho duas dúvidas:
    1. Um dia reparei que as bordas das folhas estavam um pouco mais encurvadinhas, isso significaria falta de água?
    2. Estou esperando um tempinho para ela se adaptar com o ambiente para poder transplantar ao pote final e para o preparo da terra queria saber se posso fazer uma mistura com turfa sphagnum, tenho um monte em casa e queria dar algum uso.

    1. Olá, tudo bem?
      1. Geralmente quando falta água as folhas ficam retorcidas e murchas. Se você regou e este sintoma não desapareceu pode ser falta de nutrientes ou até uma virose (comum quando há infestação de tripes – pequenos insetos que transmitem doenças para as plantas).
      2. A turfa é um excelente material para uso em misturas de substratos. Você pode plantar várias espécies, inclusive as de horta, flores e a própria ficus. Depois de plantar no novo substrato, regue com abundância e siga monitorando nos próximos dias para garantir que está tudo certo com suas plantas.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  42. Oi pessoal, gostaria de pedir a ajuda de vocês.
    Minha ficus começou a perder as folhas de baixo há umas 3 semanas atrás. As folhas estavam amarelas e com manchas marrons. Meu primeiro diagnóstico foi excesso de água, então eu diminui a quantidade de água, coloquei húmus de minhoca na terra e coloquei um pouco do adubo orgânico da composteira diluído em agua também. Mas as folhas continuaram caindo exponencialmente. A diferença agora é que as folhas estão começando a enrugar e ficar desbotadas. Algumas ainda apresentam manchas marrons perto das veias das folhas e já não sei mais o que pode ser. Ela costuma ficar num lugar bem iluminado mas onde não bate luz do sol direta. Isso poderia ser o problema?
    Agradeço desde já pela ajuda.

    1. Olá, Victoria. Geralmente os ficus se adaptam em ambientes internos, apesar de serem plantas que precisam de muita luz. As folhas de baixo, as mais velhas, são usadas como reserva de nutrientes destinados às folhas mais novas, as de cima. Caso a planta esteja crescendo, emitindo novas folhas ela está sinalizando que pode receber mais nutrientes. Caso ela não esteja brotando mais, é porque a luz está insuficiente e ela está usando os nutrientes das folhas para “se manter” viva.

  43. Minha ficus lirata estava rebrotando, mas minha diarista regou demais as folhas estão todas murchas caídas os brotos novos não vingaram. Consigo recupera-lá???

    1. Olá! Ela pode se recuperar sim. Garanta que o vaso tenha furo para drenar o excesso da água. Passe a regar um pouco menos, mas com a frequência quase diária, para incentivar a planta a se reerguer. Se ela estiver em um ambiente “escuro” ela pode morrer. Então posicione o vaso onde seja bem iluminado, com claridade e sol fraco. O sol forte também é prejudicial.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  44. ola! boa tarde,gostaria de saber o que houve com a minha lyrata,pois
    tinha uma folhinha nova no broto e agora ela secou , será que vai parar de crescer ou será que vai secar totalmente o broto ,me ajudem por favor,

    1. Olá, Elaine. Geralmente quando o broto seca é por alguma questão de mudança na rega ou mesmo ação de insetos como cochonilha, que causam este efeito. Ela pode rebrotar se bem manejada, adubada regularmente, regada conforme o tipo de substrato o clima da região, além de estar na luz favorável para seu desenvolvimento.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  45. Olá! Tenho minha ficus há mais de 1 ano e no meio do ano passado começou a cair folhas e veio um jardineiro falando que tinha pulgão e o vaso estava pequeno. Ele replantou (setembro) um vaso menor e colocou um defensivo 3x (1x por semana).
    Desde então minha ficus está com as folhas com verde mais claro, manchada e agora está amarelando folhas embaixo e em cima! Estou achando também que ele colocou areia como primeira camada porque sempre que rego sai pelos furos areia.
    O que fazer?

    1. Olá, Manoela.
      Se a planta está amarelada, podem ser vários motivos, mas pode ser pela falta de nutrientes na terra (neste caso é recomendado aplicar um adubo da sua preferência, pelo menos uma vez a cada 30 dias). Este sintoma de queimaduras também pode ser ocasionado pelo produto aplicado, caso tenha sido aplicado nos horários de sol forte. Sobre o caso de sair areia, deveria ter sido colocado uma camada de tecido para filtrar a areia e mesmo a terra, que vai saindo do vaso a medida que regamos. Você pode regar com menos água, porém mais vezes, garantindo que a terra fique com a umidade ideal, porém sem que haja excesso de água. Desta forma a areia para de sair. Você pode considerar também um novo plantio, refazendo as camadas do vaso, colocando a manta de drenagem tapando o furo e mais uma camada antes da terra.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  46. Olá, tenho uma Ficus Lyrata dois meses, porém as folhas começar a ficar marrons, secando e caindo😢
    Gostaria de saber qual o problema e também pq os brotos estão secos.
    Ela está na minha sala não pega frio, coloco ela no sol 2-3 vezes na semana.
    Gostaria de dicas no cuidado da minha planta.

    1. Olá, Dienifer.
      De forma geral devemos evitar trocar a planta de lugar, tanto girando o vaso quanto colocando onde pegue diferentes intensidades de luz e sol. Esta mudança pode ocasionar distúrbios internos e ao longo dos dias causar problemas na planta, como queda de folhas, folhas murchas mesmo com água, entre outros sintomas. Uma dica para recuperar sua Ficus é encontrar um local onde o vaso possa receber o máximo de claridade possível e até um sol fraco por poucas horas do dia. Ele poderia ficar em um local de mais sol, porém neste caso a adaptação seria mais demorada. Outra dica é sobre a rega. Cuide para não deixar a terra muito úmida, pois neste caso as raízes acabam apodrecendo e ocasionando a queda de folhas, com aspecto mais escuro. Se você notar alguma melhora, é sinal que está acertando no manejo.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  47. Olá, comprei uma Ficus Lyrata e ela estava linda. Mas, agora as folhas comecaram a ficar queimadas e caíram várias. O floricultor recomendou colocar uma manta e argila quando trocasse o vaso e fiz isso quando comprei. Será que a água está ficando retida e pode ser problema de escoamento? Eu também andei molhando as folhas… Eu costumo colocar um copo de água uma vez por semana. Ela tem por volta de 1m 5 e está longe da janela. O que você recomenda? Obrigada!!!

    1. Olá, Bianca. O que é mais provável neste caso é a falta de luz, pois ela é uma figueira e precisa de luz solar, epsar de ser rústica e resistente. Ela demanda muita luz para se manter saudável. Recomendamos que você regue sem encharcar a terra e se possível, coloque o vaso em ambiente onde ela receba pelo menos 3 horas de sol fraco, todos os dias, nas folhas.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  48. Olá! Venho aqui em busca de ajuda para cuidar da minha Fícus… Eu a comprei há mais ou menos um mês… Percebi que ela não se adaptou bem ao local onde estava e a pus num ambiente mais claro agora. Mexi um pouco na terra devido à uma camada branca na superfície do vaso (que eu acredito ser fungo) e acabei me deparando com umas bolinhas amarelas na terra, parecem ovinhos. Decidi trocar de terra e percebi que havia vários desses ovinhos nas raizes da planta. Tentei eliminar todos, mas não sei se algum passou despercebido. Procurei na internet sobre o problema, encontrei algo sobre cochonilha pérola-da-terra… Não sei como resolver o problema. Alguma sugestão? Obrigada!!!

    1. Olá, Júlia. Se as bolinhas eram nas raízes, o caso é de infecção por nematóides ou outros organismos de solo. Se forem na terra, podem ser ovos de insetos, como cochonilhas mesmo. Você pode trocar a terra, aplicar inseticida nas raízes, a base de deltametrina e seguir adubando, com o adubo da sua preferência, respeitando a dose recomendada no rótulo e regando bem na sequência, pelos próximos 3 dias, pelo menos.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  49. Tenho um fícus lyrata de 1,12m na Leroy Merlin com cinco hastes que veio com o fungo chamado vulgarmente ferrugem. Tentei tratar com óleo de neen uma aplicação de 15/15 dias não adiantou. Me orientaram aplicar 3 dias consecutivos e brotos de cima que estavam nascendo com ferrugem secaram e as folhas estão de cima para baixo caindo com facilidade. Já adubei com NPK 10 10 10 com metade da dose do fabricante. Não sei o que fazer!

    1. Olá, Rosangela. O óleo de neem não tem ação fungicida, portanto não age sobre a Ferrugem. Ele é um produto usado com insetidica, por ter ação repelente de insetos-praga e também pode causar danos em insetos como abelhas, por isso seu uso deve ser feito com cuidado. Você pode aplicar um produto a base de cobre para controle do fungo. Lembre de consultar algum profissional técnico ou leia nos rótulos para qual doença/praga o produto é indicado. Vale consultar também a bula do produto, para confirmar a melhor forma de aplicação e intervalo entre aplicações, que varia de produto para produto.
      A adubação com o 10-10-10 é extremamente importante, para a boa nutrição da planta, siga adubando pelo menos uma vez por mês.

      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  50. Olá, tenho uma na minha sala, recentemente começaram a cair todas as folhas, só sobraram as de cima, como faço para ela rebrotar

    1. Olá, Amanda. É provável que o ambiente onde ela está esteja escuro demais. Você pode reposicionar o vaso, para um local que receba sol fraco todos os dias. Verifique se a terra não ficou úmida demais, pois neste caso ela também pode ter perdido as folhas por afogamento. Se você quiser, nos mande uma foto para que possamos identificar o que mais pode estar precisando de um ajuste ou até uma poda para ela se recuperar.

    1. Olá, Eliana. Quando retiramos a ponta do galho, a planta tende a rebrotar e formar um ou dois novos ramos, dependendo as gemas viáveis. Você pode fazer uma poda média, nem tão na ponta do ramo e nem tão próximo da base, assim, a planta seguirá com folhas ativas servindo como fonte de energia para direcionar aos novos tecidos.

  51. Olá, comprei uma ficus lyrata há quase um mês, há 3 semanas replantei numa vaso maior com drenagem. Há poucos dias as folhas que antes estavam firmes e inclinadas para cima, agora algumas estão ficando meio caídas. Além de tbm estar lutando contra fungus gnats (pus armadilhas amarelas e casca de arroz carbonizada por cima do substrato para controle). Desconfio ter exagerado um pouco na rega. Estava regando de 2 a 3 vezes por semana. Um copo grande de água por semana já seria suficiente agora no outono/inverno?
    Será que ela só sentiu a mudança para minha e o replantio? Várias questões rsrs
    Obrigada desde já

    1. Olá, Nayara. Pelos sintomas que você ralata, é provável que ela esteja sofrendo por dois motivos. O primeiro é pelo excesso de água, que realmente pode atrair mais fungus gnats. O segundo é o ambiente, desconfio que esteja sombreado demais, com falta de sol ou iluninação natural para manter a planta mais forte e com as folhas menos caídas.
      Avalie se é possível colocar o vaso em local mais próximo à janela, por exemplo, onde pegar mais sol.

      1. Diminuí as regas e continuo na luta com os fungus gnats. Estava feliz pq todas as hastes estão saindo folhas novas, porém algumas folhas novas já estão nascendo com pontinhos escuros, meio amarronzados. O que pode ser? Percebi tbm que em algumas folhas mais antigas aumentaram as manchas marrom escuro, algumas no centro e outras nas bordas. Ela está em um canto que considero bem iluminado ao lado de uma janela e da porta de entrada. Obrigada pela ajuda.

      2. Diminuí as regas e continuo na luta com os fungus gnats. Estava feliz pq todas as hastes estão saindo folhas novas, porém algumas folhas novas já estão nascendo com pontinhos escuros, meio amarronzados. O que pode ser? Percebi tbm que em algumas folhas mais antigas aumentaram as manchas marrom escuro, algumas no centro e outras nas bordas. Ela está em um canto que considero bem iluminado ao lado de uma janela e da porta de entrada. Pelo que pesquisei pode ser ainda sinal de excesso de água?Obrigada pela ajuda.

    1. Olá, Daniel. O bokashi é um blend de microorganismos que atua em favor da qualidade biológica do solo. As aplicações de bokashi favorecem o desenvolvimento de raízes e qualidade de vida da planta de forma geral. O mais recomendado é que você aplique também os nutrientes (pode ser através de biofertilizante, húmus, adubos minerais, entre outros), pois o bokashi não é um fertilizante, e sim um condicionador de substrato/solo.

  52. Diminuí as regas e continuo na luta com os fungus gnats. Estava feliz pq todas as hastes estão saindo folhas novas, porém algumas folhas novas já estão nascendo com pontinhos escuros, meio amarronzados. O que pode ser? Percebi tbm que em algumas folhas mais antigas aumentaram as manchas marrom escuro, algumas no centro e outras nas bordas. Ela está em um canto que considero bem iluminado ao lado de uma janela e da porta de entrada. Obrigada pela ajuda.

  53. Diminuí as regas e continuo na luta com os fungus gnats. Estava feliz pq todas as hastes estão saindo folhas novas, porém algumas folhas novas já estão nascendo com pontinhos escuros, meio amarronzados. O que pode ser? Percebi tbm que em algumas folhas mais antigas aumentaram as manchas marrom escuro, algumas no centro e outras nas bordas. Ela está em um canto que considero bem iluminado ao lado de uma janela e da porta de entrada. Pelo que pesquisei pode ser ainda sinal de excesso de água?Obrigada pela ajuda.

  54. Eu tenho uma ficus bambino de 1,20 ela tem 3 hastes em um vaso de 23×23 ela está com umas raizes saindo em baixo. Será que eh hora de trocar de vaso? Ela está aparentemente bem com folhas verdes e sem manchas

    1. Olá, Larissa. Está na hora de trocar de vaso, sim 🙂
      As figueiras são plantas super vigorosas, que demanda espaço nas raízes para formarem plantas mais saudáveis. Uma boa alternativa seria um vaso de aproximadamente 40 cm de profundidade.
      Você pode deixar para replantar mais perto da primavera, mas enquanto isso, lembre de adubar a cada mês, oferecendo à planta os nutrientes que ela precisa. Abraço!

  55. Olá, comprei uma Ficus tem mais ou menos uns 3 meses, antes ela ficava dentro da minha sala que tem ar condicionado, mas comecei perceber que estava aparecendo umas manchas amarronzadas nas folhas dela. Recentemente tirei ela da minha sala e coloquei em um local mais iluminado e arejado, mas ela esta “murchando” e já perdeu algumas folhas, Percebi tbm que em sua terra tinha alguns bichinhos, gostaria de saber o pq que está acontecendo isso e se esses bichinhos teria alguma relação a esse estado dela? será que seria interessante eu trocar a terra dela? ou seria um processo muito agressivo, já que ela já está meio sofridinha??
    obs: os bichinhos não são pulgões

    1. Olá, Helena! Estes bichinhos podem ter vindo junto com a terra e se multiplicado mais nos últimos tempos, como pequenos mosquitinhos, comuns em floriculturas. Esta mudança no estado geral da planta pode demonstrar que ela está se adaptando. Lembre de regar mais seguido, porém com pouca água, para que ela não fique com a terra úmida demais e não apodreça as raízes. Faça adubação regular, pelo menos a cada 3 meses, para que a planta fique mais forte e volte a se recuperar.

  56. Oie, tudo bem? Minha ficus está com as folhas lindonas, da base até o topo… porém verifiquei que o caule dela está marrom na parte de baixo, e mais pra cima vai ficando verde. Será que estou colocando muita água? Além disso, parece que estão nascendo folhinhas ao longo do caule, que também estão crescendo meio secas/escuras. Também costumo borrifar água nela toda. Será q estou errando? Obrigada pela ajuda!

    1. Olá, Laís! Você não precisa se preocupar, pois se ela está emitindo novas folhas, é porque ela está bem. Evite borrifar água nela nos horários mais quentes do dia, como perto do meio-dia. Lembre de adubar a terra regularmente para que ela cresça mais forte e saudável.
      Esta questão dela estar com a base marrom, pode ser por excesso de água, por isso evite regar com muita água ou espere a terra secar um pouco mais para regar novamente.

  57. Bom dia, tudo bem? Comprei uma ficus à uns três meses e ela vem se desenvolvendo super bem. Tenho folhas de mais de 42 cm. Porém, tenho notado que as folhas estão caídas apontando para baixo. Elas continuam com muito brilho, bem verdes e resistentes, mas estão caídas, isso é normal? Vejo algumas fotos que as folhas estão sempre para cima ou para frente. Desde já muito obrigado pela atenção.

    1. Olá, Bruno! Caso elas estejam em local de pouca iluminação, as folhas caídas mostram que a planta não está bem. Verifique também se não está faltando água ou adubação para ela. Se preferir nos mande uma foto para que possamos avaliar melhor a situação e assim te passar uma recomendação mais completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *