Sabores renovados: veja como adubar a sua árvore frutífera

Sabores renovados: veja como adubar a sua árvore frutífera

Nada melhor do que ter a possibilidade de sempre colher frutas frescas em casa, não é?! Pois saiba que se você mantiver os cuidados adequados para o bom desenvolvimento e nutrição do seu pomar, terá frutos lindos, saudáveis e sempre saborosos. A seguir, confira o passo a passo para garantir que suas árvores frutíferas estejam sempre esplendorosas.

Sejam elas amoreiras, bananeiras, laranjeiras ou jabuticabeiras, os cuidados são os mesmos. Para manter a sua árvore frutífera sempre nutrida, além de contar com as ferramentas certas, você terá que manter podas regulares e manter o olhar afiado para os frutos – aos sinais de pragas ou deficiências, é hora de agir.

Fósforo: o seu novo melhor amigo

A substância indispensável para que a sua árvore de frutos esteja sempre bem é o famoso fósforo. Este elemento químico é responsável por agir positivamente na floração e frutificação, ou seja, no desenvolvimento saudável de sua planta. Apesar de ser fornecido naturalmente, nem sempre as suas dosagens são assertivas e, é nesse momento, em que você deve agir para fornecê-lo.

As doses de fósforo podem ser encontradas em casas especializadas em jardinagem. Vale investir nos fertilizantes chamados NPK, que incluem nitrogênio, fósforo e potássio em sua concentração – essas substâncias influenciam positivamente no crescimento, florescimento e frutificação de sua horta.

Como identificar a deficiência?

A planta que está com baixa quantidade de fósforo em seu solo terá o seu desenvolvimento prejudicado e as folhas em um tom verde extremamente forte. Também podem apresentar manchas avermelhadas e amarelas, que podem ainda significar a ação conjunta de pragas.

Quando a planta está com bons níveis de fósforo, ela apresenta…

  • Caule fortalecido;
  • Bom desenvolvimento de sua raiz;
  • Resistência às pragas e outras doenças;
  • Florescimento acentuado;
  • Frutos mais bonitos.

Fósforo de forma natural

É possível garantir que a sua planta receba doses de fósforo de maneira natural. Para isso, invista em um adubo completo, composto com resíduos de alimentos e esterco. Caso não apresente melhora, lance mão das versões inorgânicas. O segredo é sempre manter o olhar aberto para a sua planta: ela diz tudo.

Agora que você já sabe como sempre contar com frutinhas saudáveis na árvore de sua casa, é hora de pôr a mão na terra e agir: o resultado será saboroso e incrível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *