Rosa chinensis

As mini rosas são muito apreciadas para os jardins devido ao seu constante florescimento. As roseiras têm pequeno porte, de 20 a 40 centímetro de altura, as suas cores são vermelhas, púrpuras, róseas, brancas, alaranjadas, amarelas muitas outras combinações resultantes de enxertos.. A floração ocorre em cachos, durante todo o ano, principalmente na primavera e início do verão.

Com origem na China, por isto o nome científico Rosa chinensis, as plantas adaptam-se em vasos, jardineiras, ou canteiros. As flores têm grande durabilidade quando cultivadas a sol pleno ou meia sombra, em solo permeável e irrigadas de forma moderada – normalmente duas vezes por semana. Seu caule é fino e com espinhos.

A mini rosa é resistente a ventos fortes e uma boa mistura para plantá-la é em partes iguais de composto orgânico, terra vegetal e terra comum de jardim. A fertilização deve ser feita pelo menos três vezes ao ano.

As mudas podem ser feitas pelo método de enraizamento de estacas. Para produzi-las siga as seguintes instruções:

– Corte um galho com aproximadamente 15 centímetros que acabou de florir e está saudável, cortar em viès os dois lado. Tire as folhas inferiores da estaca e faça a mistura de terra e composto para o plantio. Prepare o vaso com a mistura, molhe e introduza o galho na parte sem folhas. Envolva o vaso em um plástico transparente como se fosse uma estufa, mantendo a umidade. Coloque os vasos cobertos com o plástico transparente em um lugar com 50% de sombra. Após 30 dias o galho estará enraizado, com pequenos brotos e, possivelmente, folhas novas. Neste estágio, a planta já poderá ser aclimatada ao sol aos poucos e podendo ser mudadas para vasos maiores ou o local escolhido.

As podas devem ser feitas preferencialmente no final do inverno, mantendo o formato mini e limitando o crescimento. É essencial que seja feita uma poda total após a primeira florada para que a planta emita vários brotos formando sua copa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *