Repolho: saiba como cultivar

Preparado para mais algumas dicas de cultivo? Vamos falar neste post de como você pode ter repolho em sua horta. Já adiantamos que é bem fácil, e que esse vegetal é rico em benefícios para saúde, pois é uma ótima fonte de vitamina A e C, auxilia na limpeza do sangue e estimula a digestão. Se interessou? Então vem ver: 

Para os jardineiros de primeira viagem, o repolho é um conjunto de folhas que unidas têm formato redondo. Você pode encontrar essa hortaliça nas cores verde ou roxa, e o melhor é que seu plantio é indicado para o ano inteiro. 

Vamos ao passo-a-passo? A primeira etapa é escolher um local que receba luz solar direta com o solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Com isso pronto é hora de cultivar  através de sementes, que podem ser plantadas direto no local definitivo ou semeadas em sementeiras, com as mudas de repolho sendo transplantadas quando atingem aproximadamente 10 a 15 cm de altura. Já o espaçamento pode variar de 30 a 60 cm, depende muito da variedade cultivada. 

Mais do que seguir direitinho as instruções de cultivo, é preciso ficar por dentro de outros fatores que vão influenciar no desenvolvimento como a rega. A irrigação deve ser feita com frequência, de forma que o solo fique sempre úmido, mas não encharcado. Outra dica é sempre retirar plantas invasoras que estejam competindo pelos mesmos nutrientes. 

É bom lembrar que o repolho é uma hortaliça que gosta de frio, no entanto, algumas variedades de repolho se adaptam melhor a temperaturas mais altas. Na hora de comprar a semente, é preciso ficar de olho para escolher a variedade de acordo com o clima local e a época do plantio. 

Depois de semeado, é só aguardar entre dois a quatro meses para colher, que deve ser feita quando as cabeças estão bem formadas, firmes e compactas.
Gostou de saber mais sobre cultivo de repolho? Escreva nos comentários outras hortaliças que você gostaria de aprender a cultivar. 
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *