Repelentes naturais

Algumas plantas naturalmente repelem mosquitos e outros insetos. O uso indiscriminado de pesticidas é maléfico tanto para nós quanto para a natureza, por isso é importante o cultivo de plantas e ervas que afastem de maneira espontânea os insetos. Confira nossas dicas e proteja-se!

Lavanda
Emblemático símbolo da decoração provençal, a lavanda, também conhecida como alfazema, afasta insetos naturalmente. Durante a fase de floração, muitos pássaros se alimentam do néctar da lavanda, assim como abelhas e outros insetos benéficos. Já os outros insetos são afastados pelo odor das flores. Plante lavanda perto de árvores frutíferas para deter mariposas-da-maçã e moscas brancas.
Manjericão
Assim como outras plantas de cheiro forte, o manjericão também é eficiente para afastar insetos. Saboroso e nutritivo como tempero, o manjericão pode ser cultivado ao ar livre ou então em vasos em áreas fechadas. A planta deve ficar perto das aberturas por onde os mosquitos geralmente entram.
Crisântemo
O crisântemo possui piretrina, uma espécie de inseticida natural. A substância repele os insetos como baratas, besouros, moscas e mosquitos. Para usá-lo como repelente natural, basta esfregar as flores na pele e assim evitar as picadas.
Alecrim
O alecrim, além de dar um toque especial às receitas culinárias, espanta mosquitos e ajuda a manter os gatos longe das hortas, jardins e quintais. 
Cânfora
Seu cheiro é inibidor de aranhas e traças. Portanto, é recomendável a diluição em álcool para o seu borrifamento nas paredes e armários.
Citronela
Mesmo no jardim, ela ajuda a manter moscas, mosquitos e formigas distantes. O ideal é que ela esteja plantada no caminho do vento, para espalhar o cheiro e aumentar a eficácia.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *