Recital para uma plateia de plantas

A Royal Philharmonic Orchestra, considerada como o conjunto de instrumentos que representa a “Alma Britânica”, executou um concerto inusitado


Benjamin Pope regendo o concerto

Sob a regência do maestro Benjamin Pope, a RPO, como também é conhecida em Londres, tocou com seus 33 músicos no Cadogan Hall várias composições, incluindo a sinfonia número 40, de Mozart. Nas poltronas, mais de 100 variedades de plantas e vegetais, incluindo gerânios coloridos, brincos-de-princesa e algumas sempre-vivas.Eles ouviram atentamente durante três horas a apresentação que, segundo a entrevista que o regente concedeu à France-Presse, foi o espetáculo mais estranho de sua vida , com espectadores cheirosos porém pouco calorosos, já que em momento algum aplaudiram.

Organizado pelo canal de compras QVC, o concerto pretendia testar a polêmica teoria de que as ondas sonoras estimulam a produção de proteínas nas plantas, acelerando seu crescimento, especialmente em se tratando de música erudita. Alguns estudos apontam progressos de até 24% no desenvolvimento de vegetais, não apenas ornamentais, mas também comestíveis.

Um álbum com 45 minutos de duração, baseado na performance, chamado "As sessões florais: música para crescer" está disponível para download gratuito nesse site de compras para que os amantes da natureza testem a teoria em seus jardins.

A Pioneer, companhia japonesa especializada em DVD Player, alto-falantes e outros produtos ligados a som, investiga há pelo menos quatro anos a influência das vibrações no crescimento das plantas. Em uma fazenda experimental, berinjelas e tomates recebem um tratamento acústico por meio de eletrodos presos a suas folhas, ouvindo Brahms ou Chopin, várias horas ao dia, as raízes recebem a influência do magnetismo criado pelos ímãs localizados nos circuitos da água e o crescimento se mostrou mais acelerado.


Cartaz da Ópera Turandot

 

Enfim, vou usar uma melodia chinesa dedicada ao jasmim, que foi incluída por Puccini, em sua Ópera Turandot, para alegrar meu jardim. Para quem não lembra, nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, foi tocada na cerimônia de premiação, com arranjo de Tán Dùn, ganhador do Oscar pela trilha do filme “O Tigre e o Dragão”.

Quem sabe consiga mais cores e perfumes, agora, em pleno outono?

Autor: Raul Cânovas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *