Que tal elaborar um diário de jardinagem?

Para quem é apaixonado por jardinagem como nós, manter um diário de anotação pode ser uma solução prática, útil, criativa e prazerosa para controlar todas as intervenções e operações efetuadas nas plantas.

O diário pode conter informações acerca de diferentes tarefas realizadas, a forma como foram praticadas, condições de tempo, êxitos e fracassos. Mas você também pode utilizar o diário para anotar planos futuros e planejar coisas para o seu jardim.

Analise as nossas dicas e mãos à obra: você vai precisar de uma agenda ou um caderno, apenas. Basicamente, seu diário funcionará como uma agenda especialmente concebida para acompanhar e assinalar todo o trabalho dedicado à jardinagem ao longo de 365 dias.

1) É interessante que os conteúdos do diário sejam divididos por meses (e dias, é claro), com anotações relativas à cada estação do ano, sempre que for necessário.
2) Você também pode fazer balanços anuais, comparando dados que permitem apontar as melhores épocas e tarefas para realizar no ano seguinte. Essa análise é feita a partir do que deu certo e o que não deu certo.
3) Anote plantas que gostaria de semear e a melhor época para o cultivo.
4) Anote a lista de compras e encomenda de material, sementes e plantas. Isso tornará mais fácil o controle de custos e despesas.
5) A sementeira, a plantação, a pode, a fertilização, o transplante de plantas e arbustos, enxertos, regas: anotar estas tarefas permite orientar as atividades periodicamente. Isso ajuda a respeitar os intervalos necessários e evita práticas prejudiciais às plantas.
6) Se você registrar as características de cada espécie plantada e as condições climáticas de cada período, vai ser mais simples avaliar a qualidade dos produtos finais de cada colheita, permitindo fazer ajustes para otimizar os resultados.
7) Além de ser uma atividade prazerosa para quem curte jardinagem, o diário se transforma em um registro de aprendizado. Você pode voltar a ler os escritos antigos para recordar e reaprender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *