Que hortaliças plantar em agosto/setembro?

Nome: Lucia

Pergunta:
1) Que hortaliças plantar em agosto/setembro?
2) Qual a época do plantio da batata doce e aipim? Estou entrando no mundo da “horta” e tenho algumas dificuldades. Obrigada pela atenção.

Resposta:
Olá, Lucia. Agora na entrada da primavera podemos semear todas as hortaliças! Elas aproveitam o período de temperaturas ainda “amenas” para seu desenvolvimento. A batata-doce pode ser cultivada o ano todo, mas seu período de maior produtividade é no verão, assim como a batata inglesa. Pode ser cultivada em mais de uma safra no ano, inclusive, devido ao seu ciclo rápido. Já o aipim tem ciclo mais longo, podendo do ser cultivado em 12 ou 24 meses. Plantamos na entrada da primavera e colhemos no ano seguinte, durante o inverno, quando perder as folhas, ou depois de dois anos, no mesmo período, antes da brotação de primavera. Quando esperamos o aipim rebrotar para colher, as reservas das raízes são direcionadas para as novas folhas e acaba prejudicando a qualidade do aipim.

Esperamos ter ajudado!

Um abraço,
Equipe Jardim das Ideias

*colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

ônoma.

Um comentário
    1. Olá, Maria. Os solos argilosos são excelentes para cultivos agrícolas, em especial de hortaliças, que precisam de muita água. Os solos mais argilosos possuem maior capacidade de reter a água das chuvas, e isso é um ponto positivo para as plantas. Você pode fazer um ou mais canteiros e iniciar os cultivos com mudas ou sementes ou até fazendo os cultivos de várias espécies, consorciadas (juntas). Lembre de planejar o espaçamento entre as plantas conforme cada espécie. Se no local tiver ventos fortes, você pode construir uma mini estufa, com lona transparente e irrigar as plantas todos os dias, ou através de sistemas automatizados de irrigação, como gotejadores ou aspersores.
      Espero ter ajudado! Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *