Qual a melhor época para fazer podas?

Qual a melhor época para fazer podas?

Já falamos por aqui sobre a importância das podas para a saúde e bom desenvolvimento das plantas. Hoje a pergunta é diferente: qual a melhor época para realizar esse tipo de manutenção? A verdade é que para cada espécie de planta existe uma ou mais épocas para poda. O clima, o tipo de solo, as características da planta e o objetivo do cultivo devem ser levados em conta. Dependendo da região, há épocas tradicionais de poda – e você confere elas na sequência:

Logo após a colheita: para espécies frutíferas em geral, a poda que é realizada logo depois da colheita é fundamental. Assim é possível fazer uma boa limpeza na planta, removendo galhos doentes e frutos ainda rentes ao pé.

Durante o inverno – poda seca: para espécies que entram em repouso vegetativo, como as frutíferas caducifólias (exemplos: videira, pereira, macieira, ameixeira) é realizada a poda seca, que renova a arquitetura da planta. Os galhos devem ser cortados com tesoura de poda afiada e limpa.

Meses sem “R”: essa poda, que é feita de maio a agosto, é indicada para locais onde há inverno com baixas temperaturas. As espécies de jardim são as que mais combinam com essa prática, como roseiras, hortênsias e trepadeiras em geral.

Logo após a quebra da dormência e brotação – poda verde: trata-se do manejo da copa que é feito durante a fase vegetativa – quando a planta está formando nova folhagem. São eliminados os galhos doentes ou que não estiverem bem formados. Essa poda também é chamada de “poda de verão”.

Como aprender mais sobre podas?

O segundo módulo do curso Pró-Jardim STIHL é todo voltado a podas. Entre os tópicos abordados estão: melhores épocas para podar, quais são as ferramentas que devem ser usadas, os principais tipos de poda, poda de limpeza, poda de formação, poda de raiz e como fazer uma poda bem-feita. Não vai perder, certo? O curso é 100% online, gratuito e você pode se inscrever hoje mesmo acessando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *