Qual a diferença entre forração, maciço e bordadura?

Hoje o post é para os jardineiros de primeira viagem. Você já deve ter lido um milhão de vezes o termo “forração” ou “bordadura” quando faz pesquisas sobre o tema. Por isso, resolvemos esclarecer a diferença entre as duas coisas e indicar as plantas mais adequadas para cada finalidade.

As bordaduras são utilizadas para delimitar os canteiros do jardim. São indicadas para esta finalidade plantas arbustivas, floríferas, folhagens ou herbáceas. Você pode utilizar espécies como: pingo-de-ouro (Duranta repens), crista-de-galo (Celosia cristata), maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana), hera roxa(Hemigraphis colorata), calatéia ou maranta-pavão (Calathea pavonii), boca-de-leão (Anthirrhinum majus), ajuga (Ajuga reptans), asistácea (Asystasia gangetica), álisso (Lobularia marítima) e clorófito (Chlorophytum comosum).

Álisso / Crédito www.panoramio.com

Bordaduras com suculentas / Crédito suculentasminhas.blogspot.com

Clorófito / Crédito fazendauniverso.webnode.com.br

O temo maciço é utilizado quando há o plantio de um grande número de unidades da mesma planta em um mesmo espaço. É quando as espécies são cultivadas em grupos e não isoladamente. Agrupamentos de mesma planta são chamados de cortinas quando colocados para proteção visual ou formar um fundo para outras plantas mais atrativas. Bons exemplos para a formação de cortinas são a nandina (Nandina domestica), a piracanta (Pyracantha), o pitosporo (Pittosporum tobira) e a esponjinha ou caliandra (Calliandra brevipes).

Maciço de tulipas / Crédito sergiobastosarquitetura.blogspot.com

Nandina / Crédito httpwww.bloomingarden.com

As forrações são utilizadas para cobrir grandes áreas de um jardim. São indicadas espécies que crescem mais para os lados (horizontalmente) do que para cima (verticalmente). As plantas são conhecidas como rasteiras. A grama é a forração mais utilizada. Além dela, é possível cultivar outras espécies, como a brilhantina (Pilea microphylla), alumínio ou planta-alumínio (Pilea cardierei), hera-sueca (Plectranthus nummularius), hera roxa(Hemigraphis colorata), grama japonesa ou grama-preta (Ophiopogon japonicus),dinheiro-em-penca (Callisia repens), ajuga (Ajuga reptans) e álisso (Lobularia marítima).

Forração / Crédito florplantas.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *