Por que podar uma árvore, com Sydney Brasil

Por que podar uma árvore, com Sydney Brasil

Como saber se está na hora de podar uma árvore? Como fazer isso com segurança? Para responder essas e outras perguntas sobre poda de árvores urbanas, convidamos Sydney Brasil. Engenheiro florestal, especialista em engenharia de segurança do trabalho, arborista, co-fundador da Casa do Arborista e instrutor em arboricultura há 15 anos, Sydney também é um dos educadores do curso Pró-Jardim STIHL.

Clique aqui para assistir ao vídeo.

Vantagens da poda:

  • A poda de uma árvore pode ser feita ainda no viveiro. Nesse momento, ela é podada e preparada para ser plantada em calçadas da forma adequada.
  • A poda também deixa a árvore mais resistente contra pragas e doenças por equilibrar a distribuição de nutrientes no vegetal.
  • Em caso de infestação por pragas, a poda de limpeza pode ser realizada e ajudará no seu desenvolvimento.
  • É possível até melhorar a produção de frutos, redirecionando a seiva.

Importância da poda para o ambiente urbano:

Cuidar da saúde das árvores é importante para a segurança das pessoas. A poda de limpeza evita que galhos mortos, quebrados e pendurados caiam e machuquem os pedestres ou danifiquem semáforos, fios de energia, postes de iluminação e outros mobiliários urbanos, além de patrimônio privado como casas e veículos.

Atenção: antes de executar ou contratar um profissional, as podas devem seguir a norma da ABNT 16.246-1 e a legislação da cidade. Cada município possui as suas regras específicas e em alguns é preciso pedir autorização.

Inscreva-se no canal da STIHL no YouTube para acompanhar vídeos inéditos toda a semana.

Você também pode saber mais sobre podas no Pró-Jardim STIHL, curso online e gratuito da STIHL. Acesse aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *