Podei um limoeiro e acabou secando. O que devo fazer?

Nome: Vera Lúcia Moura
Cidade: Niterói – RJ
Pergunta: Podei meu limoeiro thaiti e ele esta secando e morrendo.O que fazer para salvá-lo? As folhas e que ficaram estão amarelando.

Resposta: Olá! Tudo bem? Agradecemos seu contato.

Sobre sua questão: depende muito de como foi realizada a poda de seu limoeiro. De maneira geral as podas não podem ser maiores que 50% da galhada da árvore (podendo variar), não deve ser podado o caule principal, e a poda deve ser realizada com materiais de corte limpos e bem afiados. Também é ideal que as podas de condução ou formação, corretivas e manutenção ocorram no inverno, entretanto em alguns casos deve ser realizada podas em outros períodos, principalmente quando apresentarem alguma enfermidade.

No seu caso especificamente, verifique se não realizou a poda com materiais que estavam contaminados. Verifique também se não está acumulando água nas raízes, o que pode estar apodrecendo as mesmas. Realize uma adubação rica em matéria orgânica, regue somente quando o solo estiver seco, e retire as folhas que estiverem mais amareladas e os galhos secos. Caso tiver
frutificando (tiver alguma fruta) retire a fruta também. Boa sorte e espero ter ajudado.
Fágner Henrique Heldt – Biólogo.

Um comentário
  1. Plantei uma muda de limão taiti de aprox 1 metro no local onde a uns 5 meses tinha aplicado tordo e as folhas cairam e começou a secas os galhos, ainda tem salvação?

    1. Olá, Ricardo. Provalvelmente a planta sofreu alguma toxicidade. Você pode transplantar a muda, colocando terra nova e regando bem nas primeiras semanas após o plantio. Lembre de adubar regularmente, incentivando a planta a se recuperar.

  2. Eita site bom, um artigo melhor que o outro!

    Da uma passada no meu site também, tenho algo muito
    bom que com certeza que você vai gostar.

    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *