Podas: fim do inverno é uma boa época?

No início deste ano, escrevi "Guia para podas". Agora é um bom momento para reler esse texto.

Geralmente é após a florada que as podas devem ser feitas. As espécies notáveis por causa da florada não devem ser podadas nos meses que antecedem seu florescimento. Contudo, a poda de final de inverno — ou poda em seco, como também é conhecida — deve ser feita nas espécies que perdem folhas (caducifólias), especialmente frutíferas como: ameixeira, amêndoa-européia, amora-branca, figueira, macieira e pessegueiro. Algumas árvores e arvoretas cujo florescimento é pouco significativo, como o ligustro, podem ser podadas no início de setembro.

Motopoda STIHL HT 75
 Motopoda STIHL HT 75

Para não cometer erros, preste atenção no início da brotação: quando ela surgir nos ramos, significa que o calor está incentivando a circulação da seiva e que é o momento ideal para realizar a poda. Nas regiões do sul do país é prudente deixar essa tarefa para a última semana do inverno ou para os primeiros dias da primavera, já que uma geada tardia pode malograr os trabalhos.

Para saber mais, leia o texto referido e assista aos vídeos: “Como realizar podas” e “Como limpar e guardar ferramentas”.

Autor: Raul Cânovas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *