Plantio companheiro: você já conhece?

Plantio companheiro é o nome dado à combinação de plantas que, quando cultivadas lado a lado, trazem diferentes benefícios uma para a outra. Além de um crescimento melhorado, a companhia de outra planta pode reduzir as possibilidades de doenças e infecções, afastando insetos e bactérias ou eliminando pragas.
Por ser tão benéfico, em alguns casos, separamos uma lista de plantas que são boas companheiras. Outras combinações, no entanto, não são assim tão benéficas, no que conhecemos como plantio antagônico. Confira:

Alecrim: planta companheira da couve, feijão, cenoura e sálvia. Afasta mariposas, besouros do feijão, traças do repolho e moscas da cenoura.

Alho: pode ser plantado perto de rosas para repelir os afídios ou pulgões.

Arruda: afasta besouros japoneses das rosas e das framboesas.

Camomila: intensifica o sabor das couves, repolhos e cebolas.

Cebolinha: aumenta o crescimento e o sabor das cenouras.

Funcho: também conhecido por anis-doce, erva-doce, máratro, a maioria das plantas desgostam da sua companhia, por isso, plante-o longe de outras plantas.

Hortelã-pimenta: repele as traças do repolho branco. É preciso ter cuidado, no entanto, pois a hortelã possui raízes muito grandes, que acabam roubando os nutrientes de outras hortaliças. A dica é plantá-la em um vaso sozinha.

Louro: uma folha seca de louro em cada recipiente de grãos ou leguminosas secas, afastará gorgulhos e traças. Polvilhe outras plantas com louro desfeito em pó, e obterá um inseticida natural.

Calêndula: a grande dissuasora de pragas. Mantém o solo livre de nematoides, e desencoraja muitos insetos. Plante livremente por todo o jardim.

Manjericão: ideal não só para fazerem parelha na cozinha, mas também no jardim. O manjericão plantado junto dos tomates ajuda no seu crescimento, realça o seu sabor, e repele moscas e mosquitos. Não plante tomates perto de arruda.

Manjerona: melhora o sabor de todos os vegetais.

Menta: afasta traças de repolho branco, e melhora a saúde do repolho e tomate.

Petúnias: repelem o besouro dos aspargos, larvas do tomate e as pragas gerais do jardim. Além disso, são boas companheiras do tomate, mas pode fazer a sua plantação em todos os lugares.

Salsa: plante e polvilhe sobre os tomates e espargos.

Tomilho: afasta os vermes do repolho.

Tomates: afastam as lagartas que mastigam as folhas da couve.

Crédito de imagem: httpdonaflorgarden.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *