Plante lavanda para perfumar a casa

A lavanda é uma planta de origem mediterrânea e de utilização milenar. O nome deriva do verbo “lavar”, já que era amplamente utilizada pelo povo romano para lavar roupa, tomar banho, fabricar perfumes, aromatizar ambientes e cuidar da saúde. A planta também é indicada contra a insônia, pois funciona como relaxante muscular.

É muito fácil cultivar lavandas em casa durante todo o ano: basta assegurar a espécie um local ensolarado. A planta se adapta bem ao clima temperado e prefere lugares sem excesso de vento ou calor, mas tolera secas, frio e geadas. No entanto, precisa receber de três a quatro horas de sol por dia para se desenvolver. A lavanda pode ser cultivada diretamente no jardim ou em vasos, em solo com boa drenagem e formado por substrato orgânico e areia.

A cobertura de vasos ou canteiros deve ser feita com materiais leves, como argila expandida ou casca de pinus, porque as pedras causam abafamento e propiciam o desenvolvimento de doenças, e, em alguns casos, podem até queimar os exemplares.

Preocupe-se em impermeabilizar bem o vaso que irá receber a planta e garanta uma boa drenagem. Para que a planta se desenvolva bem, posicione o vaso em um local ensolarado e regue-o de duas a três vezes por semana ou conforme a necessidade.

Utilize a planta para aromatizar a casa

Você pode utilizar as flores da lavanda para perfumar o ambiente. A receita é simples: coloque um punhado de flores dentro de uma garrafinha com álcool e deixe descansar por 20 dias. O preparado também pode ser utilizado na limpeza da casa, deixando-a cheirosa. Porém, a aplicação deve ser feita com cuidado, para não danificar as superfícies delicadas, pela concentração de álcool.

Fonte: M de Mulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *