Plantas trepadeiras para muros e paredes

Se você tem pouco espaço no jardim, mas conta com muitos muros, nossa sugestão é criar um jardim vertical. Há uma série de plantas indicadas para forração de muros, permitindo um arranjo muito bacana de texturas e cores através da escolha das plantas. Separamos algumas sugestões de trepadeiras com e sem flores, ideais para muros grandes e pequenos. Confira:

– Se você pretende enfeitar muros e grades de grandes dimensões, utilize a madressilva (Locicera) ou a tumbérgia azul (Thunbergia grandiflora). Outra opção é a sete-léguas (Podranea ricasolina), para áreas maiores ainda, que possui flores rosa claro.Todas são de crescimento rápido.

Tumbérgia azul
Crédito: fazfacil

– A falsa vinha (Parthenocissus tricuspidata Planch) também é uma ótima opção, pois é considerada ideal para jardins sustentáveis. No inverno, a planta fica apenas com o tronco e os ramos despidos de folhas e isso permite que os muros e paredes onde estão plantadas receba sol, aquecendo o ambiente (caso a plantação se dê em paredes que compõe a casa). Já no verão, a folhagem profusa ajuda a diminuir a incidência de radiação solar e calor, tornando os ambientes mais frescos. A falsa vinha deve ser cultivada em locais ensolarados ou à meia-sombra, de preferência virada para leste ou sudeste. É uma planta de clima frio, que se adapta melhor a regiões com inverno mais rigoroso. Aprecia solo bem drenado, areno-argiloso, com bom teor de matéria orgânica.

Falsa vinha
Crédito: clasf

– Para uma mistura interessante de texturas, aposte nos lambaris-roxos (Tradescantia zebrina) e russélias (Russelia equisetiformis). Os lambaris-roxos devem ser cultivados à sombra e meia sombra, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica. Não tolera muito frio. As russélias dão um colorido especial, com seus ramos de flor pendentes. Devem ser cultivadas sob sol plena ou meia sombra, não tolerando estiagens prolongadas.

Lambaris-roxos, russélias e clorofitos intercalados
Crédito: Edu Castello e Evelyn Müller Casa e Jardim

– Outra ótima opção é o plantio de unha de gato (Ficus pumila). Seu crescimento é lento no início, mas vai se tornando mais rápido quando a planta ganha corpo e tamanho. Deve ser cultivada em local com boa incidência solar. O muro, de preferência, deve ter apenas chapisco, sem muitos acabamentos como pintura.

Unha de gato
Crédito: fazfácil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *