Plantas perenes para o quintal

Plantas que resistem por pelo menos três anos consecutivos são conhecidas como perenes. Mesmo que no inverno elas percam suas folhas e entrem no estado de dormência, suas raízes continuam bem vivas, prontas para abastecer a planta de energia na primavera.

Para quintais e jardins externos, estas plantas são as mais indicadas, já que não requerem cuidados extremos. Confira algumas das espécies que se adaptam bem às condições externas:

Iúca-mansa
A iúca-mansa pode resistir a temperaturas extremas e continuar bonita, perfeita para os estados brasileiros dos sul, que possuem estações bem marcadas, de invernos rigorosos e verões escaldantes. Atingindo cerca de 90 cm de altura e largura, a íuca-mansa produz flores brancas em uma haste central, durante a primavera e o início do verão. Cultive-a em um local ensolarado, seco e com um solo bem drenado.
Uva-de-urso
A uva-de-urso (Arctostaphylos uva-ursi) é uma planta perene pequena que alcança de 15 cm a 30 cm de altura. Resistente ao frio extremo,  possui cachos de flores brancas-rosadas, que dão lugar às bagas no verão. Prefere verões mais amenos e pode ser usada como uma cobertura de solo durante todo o ano para evitar a erosão em encostas. Vive bem plantada sob sol pleno ou meia sombra.
Lavanda
Também  conhecida como alfazema, a lavanda destaca-se por ser muito aromática. Esta planta apresenta flores  com a forma de espiga e o seu florescimento ocorre na primavera. Para cultivá-la, o solo deve ser muito bem drenado e a iluminação solar abundante.
Botão-de-ouro
Unxia kubitzkii, conhecida como botão-de-ouro é nativa do Brasil. Sua floração se estende durante o ano, sendo maior na primavera e no verão. Seu porte é pequeno, podendo ser plantada em vasos e jardineiras, desde que sob sol pleno. Tipicamente tropical, o botão-de-ouro não suporta frio e geada.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *