Plantas perenes para economizar água no jardim

A gente sabe que a água (ou melhor, a falta dela) é um problema recorrente que vem aumentando de proporção nos últimos anos. Por isso que sempre vale lembrar que todo mundo pode e deve ajudar a economizar água. Atos simples como reduzir o tempo de banho e não deixar a torneira aberta enquanto se escova os dentes são cuidados básicos, mas de grande relevância. O mesmo vale para o jardim. Já pensou em como você pode economizar água? Nós trouxemos uma dica bem bacana: que tal montar um jardim com plantas perenes? 
Uma horta com plantas perenes é ideal para poupar água, já que elas exigem pouca água, somente a das chuvas já é suficiente para que elas se desenvolvam bem. Ao contrário das plantas de ciclo de vida curto, como alface, rúcula, salsinha e cebolinha, as plantas perenes podem chegar há mais de anos de vida, ou seja, mais de dois ciclos sazonais sem que as suas folhas caiam. Inclusive elas não exigem tanta frequência na manutenção como adubação. Bacana, né?
Preparamos uma lista com 20 espécies de plantas e flores perenes para que você mantenha um jardim sempre florido gastando pouca água. Confira:
Plantas perenes

Alecrim-rasteiro (Rosmarinus officinalis Prostatus)
Beldroega (Portulaca oleracea L)
Caruru (Amaranthus viridis)
Capim-limão (Cymbopogon citratus)
Erva-baleeira (Cordia verbenacea). 
Hortelã branca (Plectranthus sp.)
Louro (Laurus nobilis)
Saião (Bryophyllum pinnatum)
Segurelha (Satureja montana)
Tomilho (Thymus vulgaris)
Flores perenes
Coração-sangrento (Dicentra spectabilis)
Cravina (Dianthus chinensis)
Crisântemo (Chrysanthemum x morifolium)
Frésia (Freesia x hybrida)
Gazânia (Gazania rigens)
Gengibre-magnífico (Zingiber spectabile)
Helicônia-papagaio (Heliconia psittacorum)
Íris-amarelo (Iris pseudacorus)
Mosquitinho (Gypsophila paniculata)
Narciso (Narcissus cyclamineus
É claro que existem outras dezenas de espécies perenes que você pode cultivar para poupar água, principalmente no verão, que costuma ser um período de racionamento. Se você está na dúvida se suas plantinhas são ou não perenes, escreva os nomes delas nos comentários que vamos lhe ajudar!
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *