Plantas medicinais para cultivar em casa

Plantas medicinais para cultivar em casa

 Há muito tempo as plantas são utilizadas para tratar doenças. A lista das plantinhas medicinais que podem ser cultivadas em casa é longa. Muitas espécies fazem bem à saúde e garantem benefícios, por este motivo estão entre os remédios caseiros mais utilizados, ensinamentos passados de geração a geração.

Algumas são utilizadas para chás e compressas, outras como temperos de cozinha, existem até aquelas que fazem as duas coisas. Cada cultura tem suas preferidas, mas a realidade é que as plantas medicinais atuam pelo mundo todo, combatendo os mais diversos males.

Separamos 10 plantas medicinais que são fáceis de cultivar em casa, e possuem benefícios grandiosos:

1. ERVA-CIDREIRA: seu chá ajuda no combate de cases e cólicas, além de ser um relaxante natural. Possuiu também poder analgésico e antiespasmódico.

2. ARRUDA: muito utilizada para combater doenças contagiosas, é calmante, auxilia no tratamento de infestação de piolhos e até na retenção menstrual, porém como é abortiva, deve-se ter muito cuidado.
3. CAPIM LIMÃO: conhecido também como capim-santo é usado como chá calmante, com efeito anestésico sobre dores estomacais, relaxante do sistema nervoso.
4. HORTELÃ: essa planta é de fácil cultivo e adora o solo rico em água. Usada como calmantes para afecções gastrointestinais e na redução de catarros.
5. LOSNA: uma erva poderosa muito utilizada na medicina chinesa. Auxilia a combater problema de hepáticos.
6. MANJERICÃO: além de ser um tempero muito utilizado em molho de saladas, combate febre e inflamações de garganta. Ainda trabalha com questões de cansaço e depressão, com seu poderoso ativador do sistema imunológico.
7. MELISSA: ajuda no sistema nervoso agindo como sedativo leve, em algumas regiões é usada como tempero.
8. SÁLVIA: combate infecções internas, é um excelente chá para feridas infeccionadas e contra catarros.
9. AGRIÃO: anti-inflamatório natural das vias respiratórias, sempre indicado para o tratamento de bronquites. Ainda contribuiu no tratamento de gengivites, aftas, acne e melhora a digestão.
10. COENTRO: ajuda no funcionamento digestivo e alívio de cólicas estomacais. Seu uso também é indicado para controlar a ansiedade.
Não se esqueça de lavar bem as folhas para utilizar em casa. Aprenda como cultivar e manter suas plantinhas em outros posts de nosso blog, contamos aqui com ideias e incríveis e dicas que podem lhe ajudar. Aproveite!
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *