Plantas ideais para cultivo em sacadas

Plantas ideais para cultivo em sacadas

Quem mora em apartamento ou sobrado pode desfrutar de sacadas não só para descansar, como também para cultivar pequenos jardins. Já pensou em como um cantinho verde pode deixar o espaço ainda mais alegre e colorido? Se você se animou com a ideia, não pode perder as nossas dicas!

Para planejar seu jardim, o mais importante é saber escolher as espécies certas. As mais recomendadas são as de sombra e meia-sombra, que podem ser cultivadas em jardineiras ou em vasos. Alguns outros detalhes devem ser levados em conta, pois influenciam diretamente no desenvolvimento das plantas, como a incidência do sol e o vento. Preparamos uma lista com as plantas ideais para sacadas de acordo com o sol e a altura do andar do apartamento. Vem ver:

Andares mais baixos sem incidência de vento: espécies como bromélias, orquídeas, samambaias, heras, brilhantinas, peperômias, ripsális e marantas são as mais indicadas.

Andares altos: se a varanda for aberta, é recomendado evitar plantas altas e com troncos finos, pois o vento forte pode quebrar a planta. Para este caso, aposte em pata-de-elefante, cactáceas, suculentas, aspargos, jabuticabeira, frutas cítricas e espada-de-São-Jorge.

Varanda com grande incidência de vento: tome cuidado para escolher espécies mais rústicas. Invista em plantas como pitosporo, kaizuka, azaleia, viburno, podocarpo, gardênia, lança e espada-de-São-Jorge.

Varanda com incidência do sol pela manhã: se sua varanda tem sol até as 10h da manhã, escolha plantas que se adaptam à meia-sombra, como o antúrio, lírio-da-paz, clívia, bromélia e begônia. Se o sol pegar durante toda a manhã, opte por espécies que se adaptam ao sol da tarde.

Varanda com incidência de sol à tarde: é indicado utilizar plantas de sol pleno e rústicas, já que a radiação solar é muito intensa. Boas espécies para apostar: strelitzia, bougainvillea, solano e algodão-de-preá.

Sacada com chuvas frequentes: neste caso não tem muito problema, pois a maioria das plantas gosta de chuvas. Mas não se esqueça de ficar de olho quanto à drenagem dos vasos, para evitar o acúmulo de água e o apodrecimento das plantas. O buxinho é uma espécie que precisa de rega abundante, assim como clúsia, bulbine, moreia e agave.

Agora é sua vez de preparar o jardim na sacada. Já sabe quais espécies vai cultivar? Conte pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *