Plantas de sombra: 6 espécies para você conhecer

Plantas de sombra: 6 espécies para você conhecer
O cultivo de plantas é algo que muita gente gosta, porém em muitos casos esta prática não é possibilitada pela falta de presença solar nos espaços onde seria feito o cultivo. Uma alternativa muito bacana para manter de pé o seu amado jardim é optar pelas plantas de sombra. Estas plantas têm por característica exigir uma pequena quantidade de luz natural para a sua sobrevivência, sendo possível o seu cultivo em lugares menos iluminados.
Entre as inúmeras espécies destas plantas, vamos destacar cinco delas para você cultivar em seu jardim. São elas:
Orquídea (Orchidaceae): uma das plantas mais amadas e conhecidas pelos apaixonados por flora, requer poucos cuidados na sua criação. Por ser muito delicada, é aconselhável que ela seja escorada por um tutor, assim não se corre o risco de prejudicar a vida da plantinha. Ela deve ser cultivada em meia-sombra, ou seja, não ter contato direto com a luz solar.
Violeta (Viola): conhecida pelas suas cores vibrantes, a violeta é uma ótima opção para quem tem pouca luz disponível em seu jardim. É preciso garantir que a planta tenha contato com a luz solar somente de forma indireta. Para manter a coloração viva é necessário fazer regas de uma a duas vezes por semana.
Dracena-vermelha (Cordyline terminalis): a planta se desenvolve bem tanto a meia sombra quanto a sol pleno. Apresenta folhas grandes, largas e com textura parecida com couro. É possível encontrá-la com diferentes cores, com manchas e listras de diversas combinações.
Jiboia (Epipremnum pinnatum): esta é uma espécie de planta trepadeira, que cresce apoiada em substratos como xaxins – ou até mesmo em outras plantas. Seu cultivo deve ser feito somente à sombra, garantindo dessa forma a saúde de suas folhas.
Cacto (Cactaceae): diferentemente dos cactos grandes, os pequeninos são perfeitos para ambientes de pouca luminosidade. Para verificar a necessidade de rega basta analisar a terra: caso ela esteja seca, é o momento de regar. Normalmente esta planta necessita de água semanalmente.
Arecas (Dypsis lutescens): esta planta é uma das mais versáteis palmeiras. Por se adaptar bem em diferentes terrenos, ela é bastante cultivada em ambientes internos e até mesmo em jardins. Para um cultivo mais saudável da planta é necessário que ela seja cuidada em meia-sombra.
Gostou destas dicas de como deixar o seu jardim lindo apesar da pouca luminosidade? Esta e muitas outras dicas de como cuidar do seu jardim em nossa websérie Jardim das Ideias – 50 dias de Verde. Inscreva-se no canal para não perder nenhum dos episódios!
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *