Plantando avencas

Plantando avencas

Imagine uma planta que murcha como sinal de que há alguém invejoso no ambiente. Super útil, hein? Esse é o caso das avencas, que muitos acreditam ter o poder de espantar o mau-olhado. Se é verdade ou não, o fato é que a planta é muito popular também por ser utilizada como calmante para tosse ou problemas no couro cabeludo.

As avencas são samambaias perenes (ou seja, possuem um ciclo de vida longa) que alcançam de 30 a 40 centímetros de altura. Pra quem é supersticioso e está pensando em cultivar a planta, é importante primeiro anotar algumas dicas:

– A luminosidade deve ser de média a alta, de preferência com luz indireta. O mesmo vale para a temperatura, pois a planta não se adapta bem a temperaturas baixas;

– Não deixe a planta exposta a ventos excessivos;

– Mantenha a terra úmida, porém não encharcada. Em épocas mais frias, deixe o solo secar levemente antes de regar novamente;

– De tempos em tempos, remova as folhas e partes mortas, para melhorar aparência e também para facilitar o surgimento de novas brotações;

– Faça adubações periódicas com adubo orgânico ou fertilizantes líquidos;

– Não use inseticidas para combater as pragas, opte pela calda de fumo.

Como cultivar

Geralmente são cultivadas em vasos de barro, mas é importante que o recipiente tenha um bom sistema de drenagem, para eliminar o excesso de água. A propagação da avenca deve ser feita de forma que a muda seja separada da planta matriz.

Para isso, primeiro prepare o vaso com um fundo de pedrinhas, e coloque areia em cima, para garantir a drenagem. Em seguida, coloque um pouco de substrato, acomode a muda e aperte a de forma leve para fixar, e regue. Nos primeiros dias, mantenha a planta em local protegido, sempre com o substrato úmido.

Agora que você já sabe como se faz, chegou a hora de cultivar e quem sabe até espantar o mau-olhado de sua casa!

0 Comments
  1. Disseram que é bom para tosse. É para fazer um chá com as folhas??

    1. Olá, Ione! Não recomendamos chás e infusões de avencas. Lembre-se de sempre consultar um médico antes de ingerir qualquer chá ou receita a base de plantas. Seguimos à disposição!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *