Pergunta de Vancleide Sueli dos Santos Duarte

Nome: Vancleide Sueli dos Santos Duarte
Cidade: Juazeiro-Ba – AC
Pergunta: Há um ano plantei várias mudas de ixória, mas a maioria estão feias, não se desenvolveram nada e estão com as folhas pretas, parecendo que estão queimadas ou morrendo. O que devo fazer? Gostaria muito que me ajudasse. Um abraço..



Resposta:

Veja Vancleide,

As ixoras preferem regiões com climas quentes e úmidos. Sua cidade tem um período longo de seca que acaba com as chuvas de verão e as temperaturas sempre acima dos 20° as favorecem.

Devem ser cultivadas a pleno sol em locais ventilados. As folhas pretas indicam, as vezes, doenças fúngicas, como a requeima. Os sintomas iniciais, são lesões castanho-claras com bordas escuras, podendo apresentar anéis concêntricos e halo amarelado bem visível. Essas manchas aumentam rapidamente de tamanho e escurecem, o que provoca a morte e queda das folhas.

• Retire com tesoura as folhas afetadas e queime-as.

• Pulverize com calda bordalesa 3 vezes, uma por semana.

• No pé de cada muda despeje, misturando ao solo, o equivalente a 2 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura.

• Uma semana após a última aplicação da calda bordalesa, faça mais 8 pulverizações (1 por semana) com um adubo foliar 10-10-10.

Seguramente elas vão melhorar.

Abraços,

Data da pergunta: 31/12/2010 12:05:02

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *