Pergunta de Tania Bortoleto

Nome: Tania Bortoleto
Cidade: Curitiba – AC
Pergunta: Estou feliz por encontrar um site “Salvador das Plantas”. Obrigada, Sr Raul!
Estou tentando fazer uma chácara na praia, em Itapoá, SC. Tenho várias frutíferas que estão indo bem, mas os cítricos (laranja lima, limão e laranja) estão sofrendo com umas manchas amareladas nas folhas, que depois escurecem e ficam bem feias. Apliquei um adubo foliar orgânico(Amino power) e óleo de Neem. Melhora por um tempo, mas uns meses depois reaparecem.Como estas plantas são enxertadas, com 4 anos já não deveriam estar dando frutos?
Pela foto do pé de amora dá pra ver o problema nas folhas. Será que os cítricos, na outra foto, estão plantados no lugar certo?
Estou aprendendo pela internet.Agora estou mais tranquila porque achei um excelente professor! Obrigada.



Resposta:

Que bom Tânia!

 

É um prazer poder ajudar a todos aqueles que gostam da natureza.

 

O sintoma nas folhas dos cítricos pode indicar varias pragas ou doenças. Poe exemplo:

 

* Se as manchas amarelas na face superior trazem, também pústulas de cor marrom na face inferior é amarelinho, uma praga de difícil controle.
* Quando, além das manchas amarelas, as folhas se mostram curvadas, é o ácaro-mexicano. Produtos a base de enxofre, calda sulfocálcica e óleos minerais, são opções a serem utilizadas, com boa eficiência de controle sobre eles.
* Quando começam amarelas e mais tarde escurecem, pode indicar ferrugem. Isto acontece geralmente quando há excesso de nitrogênio ocasionado pelo uso exagerado de esterco; o controle deve ser feito com sulfato de cobre e uma adubação rica em potássio e boro.

 

O ideal é que um agrônomo diagnostique exatamente qual é o problema; talvez levando algumas folhas a uma loja de insumos agrícolas possam lhe indicar uma solução adequada.

 

Abraços,

Data da pergunta: 08/06/2011 1:28:09

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *