Pergunta de Tânia

Nome: Tânia
Cidade: Rio de Janeiro – AC
Pergunta: Oi Raul,
Acho que você é o único que pode me ajudar em relação ao meu pé de pitanga, espero que ainda esteja conectado com esta página! rsrs
Ela nasceu de uma semente no jardim de minha mãe, e quando a muda apareceu ela me deu e eu a plantei em um pequeno vaso para trazer para o meu apartamento.
Durante o crescimento, percebi que a raiz havia ficado sem espaço e a plantei em um vaso médio de argila, mas acredito que neste procedimento ela se enfraqueceu, pois as folhas ficaram tristes, baixas, sem energias e não nasceram novas folhas, eu inclusive desconfio que uma parte da raiz que estava se desenvolvendo acabou se rompendo na transferência.
Depois disso eu a transferi para um vaso grande de cimento e me aconselharam que após o replantio eu retirasse todas as folhas e deixasse elas secarem por cima do solo para que germinassem novas folhas. Segui o procedimento e num primeiro momento ela se fortaleceu, nasceram novas folhas. Mas depois de uma primeira leva de folhas mais fortes, agora estão nascendo somente folhas pequenas, enrugadas, que secam rapidamente, e não chegam ao verde escuro de antes.
O que pode estar acontecendo? Excesso ou falta de algum nutriente? O que posso fazer para que ela se desenvolva com vitalidade? Atualmente está com 24 cm de altura e faz quase um ano que a trouxe…
Será muito importante a sua ajuda.
Obrigada!



Resposta:

Tânia, o site agora é administrado pela Equipe Jardim das Ideias STIHL


Procure dar uma fortalecida na adubação da planta que pode ser feita via química (NPK 04-14-08) ou orgânica com húmus ou material compostado.

Abraços,
Equipe Jardim das Ideias STIHL
Colaborou para esta resposta o Engenheiro Agrônomo da Embrapa, Marcelo Klein

Data da pergunta: 09/02/2013 13:15:36

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *