Pergunta de Suyane Carvalho

Nome: Suyane Carvalho
Cidade: Mossoró – AC
Pergunta: Oi Raul.
Vi uma pergunta semelhante a que tenho, mas vou ser mais específica. Plantei meu gramado a 5 meses e ele tem sido podado regularmente a cada mês. Parte dele está sobre uma cisterna, então o solo é raso. A água da cidade é quente, então a cisterna aquece o solo. Rego todos os dias à noite o gramado de forma uniforme. Sempre caminho sobre o gramado durante as regas. O que tem acontecido, já faz uns três meses é que parte da grama esta muito baixa, com crescimento extremamente lento, amarronzada, cheia de estruturas marrons (parece de reprodução) que parecem espigas. Essas características são mais intensas na região da cisterna, mas teem se espalhado para regiões próximas fora da cisterna. Admito que são as regiões onde mais eu caminho. Será o meu problema resultante da compactação do solo, da pequena profundidade do solo na cisterna ou estará se desenvolvendo fungos nas raízes, devido às regas no período noturno? Como poderia descompatar o solo do meu jardim? Desde já obrigada.



Resposta:

Oi Suyane,
Apesar de sua descrição minuciosa é difícil diagnosticar o que está afetando seu gramado, sem uma imagem que mostre claramente essas manchas marrons. De qualquer maneira recomendo as seguintes medidas para contornar os possíveis problemas:
Faça uma adubação rica em fósforo e potássio. O fertilizante Kristalon na fórmula 06-12-36 ou Foskamónio 07-18-27 são adequados;
Pulverize, alternadamente, com calda bordalesa e enxofre, uma vez por semana;
Faça uma cobertura de 5 mm de 50% de areia grossa de rio misturada com 50% de um bom substrato peneirado.
Regue com frequência.
Abraços,

Data da pergunta: 20/10/2012 21:59:20

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *