Pergunta de Suselaine Portes

Nome: Suselaine Portes
Cidade: Santa Bárbara D Oeste – AC
Pergunta: Caro Raul,

Estou aqui novamente desta vez para saber o que está acontecendo com minha palmeira areca : percebi que de repente várias folhas estão secando de uma forma muito estranha, perdendo a coloração verde rapidamente e ficando de uma cor meio “cinza verde prateado” e este aspecto toma a folha toda e não só partes dela. Não achei nenhum ” bichinho” por perto por isso acho que não é praga (eu acho) e como molho as folhas todos os dias na rega, achei que talvez seja ferrugem por excesso de umidade, mas não sei! Do que se trata? E como combater?

PS. – até a lantana pendente plantada junto no vaso está meio jururu, mas não achei sinal de doença ainda. E isso tudo aconteceu em menos de 2 semanas, quando até então estavam lindas.

Ainda sobre a palmeira areca: percebi também que a secagem começa pelas pontas das folhas, mas observando melhor vejo também que as bainhas estão com as bordas já amarelando mesmo nas folhas ainda verdes. E ao esfregar os dedos em alguns caules percebi uma “pastinha” preta como uma fuligem… ai ai tadinha dela, será que dá pra salvá-la?

Obrigada pela ajuda!



Resposta:

Vamos lá Suselaine,

Sua palmeirinha foi atacada por um inseto pequeno conhecido como trips. Ele suga a folha causando deformações e amarelamento, sua presença e notada porque deixa um rasto prateado. Trips ocasiona viroses e irritações na pele e especialmente nos olhos.

Esta praga pode ser combatida colocando placas na cor branca ou azul, besuntadas de melaço misturado a um inseticida fosforado; o óleo de Neem e o Metanat PM, da Natural Rural, também são eficientes.

A “pastinha” preta é fumagina e é um fungo que surge nos excrementos das cochonilhas, dos pulgões e, possivelmente dos trips; pode ser facilmente eliminada com óleo mineral a 1%

Para terminar o tratamento aplique um fertilizante NPK 10-10-10, na areca.

Abraços,
 

Data da pergunta: 24/03/2010 21:27:51

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *