Pergunta de Sueli Meister

Nome: Sueli Meister
Cidade: Artur Nogueira – AC
Pergunta: Bom Dia!!!!
Estou encantada com o site!!! Obrigada!!!
Tenho mil perguntas…hoje vou fazer a primeira (temos um longo caminho rsss):
Moro em Chácara em Artur Nogueira, há um ano.Entre algumas frutíferas tem uma árvore linda de Lichia que está me deixando muito preocupada.Suas folhas tem apresentado bolhas no lado externo e uma crosta ferruginosa no lado interno, ficam dobradas e retorcidas. Há mais ou menos 3 meses tive de fazer uma poda drástica para remover esta praga e passei inseticida 3 vezes de 10 em 10 dias.
Mas ontem encontrei outras folhas com o mesmo problema…não quero perdê-la…
já perdi um limoeiro, tb lindo…o que posso fazer? o que devo fazer?
Abraços



Resposta:

Olá Sueli,

A imagem que enviou leva a pensar que um ácaro que ataca apenas as plantações de lichia, infestou sua frutífera. Apenas em uma folha podem viver milhares deles. A praga sempre ataca apenas as folhas e flores novas.

Esse ácaro injeta uma toxina que provoca um tipo de bolhas que ficam bastante nítidas, indicando sintomas do ataque dele. Depois surge uma espécie de veludo amarronzado e as folhas ficam retorcidas, exatamente como mostra a foto que você nos enviou.

Infelizmente não há nenhum produto químico desenvolvido para controlar esse ácaro. Por isso, para minimizar o prejuízo, o melhor a fazer é o manejo adequado, com a poda e a limpeza da lichia.

Elimine todos os ramos afetados pelo o ácaro. Não é necessário podar as folhas sadias. Tire apenas os ramos que apresentam o sintoma do ácaro. Eliminando os galhos atacados, o problema começa a ser controlado.

Depois de podados, ramos e folhas atacados pelo ácaro devem ser queimados e a planta pode ser ajudada com três pulverizações quinzenais de enxofre.

Tomara que possamos continuar ajudando para que sua chácara fique linda e saudável!

Abraços,

Data da pergunta: 14/07/2011 10:18:45

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *