Pergunta de Simone dos Santos Costa

Nome: Simone dos Santos Costa
Cidade: Rio de Janeiro – AC
Pergunta: Oi, Raul. Obrigada pela ajuda com a tillandsia! Comprei fibras de coco específico para bromélias, espalhei sobre a terra e espalhei argila espandida por cima, assim elas poderão se agarrar às pedras de argila. Vamos ver se elas ficam bem, tomara que sim! Agora eu preciso de outra ajuda sua… Tô muitíssimo preocupada!
Meu pé de manjericão começou a demosntrar uns sinais de doença e eu não sei o que é! As folhas tem manchas acinzentadas, perdem o verde e caem precocemente, além disso, percebi que algumas delas apresentam umas “bolinhas” marrom claro mas “por dentro” da folha, sabe? ?? como se estivesse por dentro da cutílila da folha, muito esquisito. Essas “bolinhas” tb observei nos caules e galhos. Muitas folhas que não tem esse aspeto da mancha cinza ou das bolinhas, crescem no formato certo, porém, como se tivessem sido amassadas. Além disso, observei umas gotinhas tipo “orvalho”, mas eram gosmentas, oleosas. E o cheiro do manjericão mudou (!!), ficou ácido! Estou desesperada, eu acho que ele está muito doente! Um pezinho menor que fiz a partir de brotos da grande já começa a apresentar os primeiros sintomas descritos. O que poderá ser isso, Raul? Tenho medo que se espalhe pelas demais plantinhas. ainda consigo salvar meu manjericão?? Muuuito obrigada e grande abraço! Simone.



Resposta:

Que bom que minhas dicas deram certo, Simone,

Com respeito ao manjericão, o problema é um pouco mais complexo. Ele foi atacado por alguns fungos (fusarium, curvularia e cercosporiose) Em se tratando de uma planta herbácea, com um ciclo de vida curto, lhe recomendaria que elimine a muda junto com a terra onde está plantada, para não contaminar suas outras plantas.
Cultive o próximo manjericão em um espaço ensolarado, evitando molhar as folhas no momento das regas.

Abraços.

Data da pergunta: 24/07/2012 13:42:40

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *