Pergunta de Sandra Richer

Nome: Sandra Richer
Cidade: Teresopolis – AC
Pergunta: Olá! Tenho duas perguntas.
Ganhei sementes da planta “Lonicera Graham Thomas”, sei que é um tipo de madressilva e fui informada que as sementes precisam de frio para que possam brotar. Gostaria de saber como devo proceder e se vocês saberiam me informar a cor dela.
A casa onde moro em Teresópolis tem pereiras, jabuticabeiras, limoeiros e goiabeiras que devem ter entre 20 e 30 anos cada. Porém, nunca foram adubadas e obviamente não produzem frutos. Há algo que eu possa fazer para tentar recuperá-las? O mesmo acontece com dois ipês amarelos que não dão flores…
Obrigada
Sandra



Resposta:

Não há uma relação direta entre não adubar e não produzir frutos. Existem diversos tipos de solos. Dentre eles tem alguns que são de fertilidade alta naturalmente. No caso específico de fruteiras em produção, recomenda-se fazer adubações de base, ou seja, no momento do plantio e adubações anuais de reposição para retornar ao solo o que foi “exportado” pelas frutas colhidas. No seu caso, geralmente plantas já com idade avançada e que não receberam nenhum tipo de adubação ou cuidado ao longo de sua vida, há grandes chances de ter uma alta infestação de pragas e doenças. Para ter sucesso garantido na produção de frutos, sugiro que você inicie um pomar da estaca zero, comprando mudas de viveiros registrados e de qualidade e fazendo uma boa adubação. Uma alternativa de adubação para as suas plantas já estabelecidas é a orgânica. Ela é baseada na utilização de restos de cozinha e folhas, por exemplo.
No caso da madressilva, a propagação preferencial dessa planta é por estacas. Faça uma escarificação mecânica nas suas sementes antes do plantio. Essa escarificação consiste na eliminação ou retirada parcial do tegumento externo que protege o embrião, o que pode ser feito com o auxílio de uma lixa. Elas germinam bem a uma temperatura de 20ºC.
Abraço,
Equipe Jardim das Ideias STIHL.
Colaborou para esta resposta o Engenheiro Agrônomo, Marcelo Klein

Data da pergunta: 11/09/2013 15:58:13

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *