Pergunta de sandra cristina de sousa messina

Nome: sandra cristina de sousa messina
Cidade: lauro de freitas – AC
Pergunta: olá raul,
Gostaria de uma orientação para montar uma jardineira para ervas aromáticas. Tenho um espaço de 1,5m x 3,5m e moro em Lauro de Freitas- Ba. O local bate sol das 10:30 às 17:00hs.
Como devo preparar o solo? Poderia fazer um pergolado sobre a jardineira para plantar maracujá? (qual a altura ideal do pergolado para não fazer sombra nas ervas?)
Escolhi algumas ervas que gostaria de plantar: alecrim, salsinha, cebolinha, manjericão, hortelã, orégano, Sálvia, capim limão, tomate cereja, pimenta, camomila. Como posso distribuí-las na jardineira? ( posso plantar alguma em vaso também ). Aceito outras sugestões.
Eu sei que tem ervas que gostam de solo mais úmido, outras mais seco, mais sombra ou mais sol, ???não quero matar nenhuma delas???.
Outra dúvida que tenho, é quanto ao material que devo usar para a jardineira, cimento, tijolinho, toras de eucalipto,…., qual a altura do solo?
Qualquer esclarecimento , orientação e sugestões serão bem vindos. Se possível me envie a resposta por email.

Abraço,
Sandra



Resposta:

Então Sandra,

 

Acho prudente descartar a idéia do pergolado já que, de uma forma ou de outra, vai sombrear o canteiro e as ervas precisam de sol.

 

Esse espaço pode ser dividido com 6 ou 7 floreiras, construídas com tijolos, em diferentes alturas, sendo a mais baixa à nível do chão e a mais alta com 60cm. Isto permitir&aacuaacute; que as plantas cresçam respeitando o espaço determinado para cada uma delas. Plante as plantas altas atrás das pequenas, para não lhes tirarem o sol, já que todas precisam dele, a não ser a hortelã e a cebolinha que suportam meia sombra.

 

Como alcança um metro, ou um metro e pouco, o alecrim pode ser cultivado separadamente em um vaso. Em geral as plantas aromáticas precisam de solos drenados, um tanto arenosos, para favorecer o escoamento das águas das chuvas e do rego e a circulação do ar. Uma receita boa é a seguinte:

 

• 1/3 de terra de superfície, livre de sementes e de ervas daninhas;

• 1/3 de esterco de boi, muito bem curtido;

• 1/3 de areia de rio, grossa e lavada;

• 200g de torta de mamona por m²;

• 100g de farinha de ossos por m².

 

 

Boa sorte!

Data da pergunta: 20/07/2010 14:59:39

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *