Pergunta de Rosane Aubin

Nome: Rosane Aubin
Cidade: sao Paulo – AC
Pergunta: OI, Raul!
Tudo bem? Eu tenho uma pergunta a fazer. De cerca de dois meses para cá, alguns bichinhos voadores, de asas beges apareceram no meu apartamento. Eu tenho várias plantas em vasos, no terraço, e dois ficus estão secando, primeiro as folhas vão encolhendo e depois notei que alguns galhos mais finos também estão secando. Como eu li que a mosca-branca está matando vários ficus na cidade, quero saber se é isso mesmo. Esses insetos, que parecem uma pequena mariposa, aparecem com frequência, eu mato todos quase todos os dias e no dia seguinte aparecem de novo. SE ficar mais fácil para vc me ajudar, posso mandar fotos da folha do ficus seca e do bichinho também. Eu não sei o que fazer, até porque um dos ficus tem várias orquídeas que eu gosto muito, mas estou achando que vou ter que sacrificá-los. E além disso tenho mais dois ficus em grandes vasos, corro o risco de a praga se alastrar?
Muito obrigada pela atenção.
Rosane Aubin



Resposta:

O problema é serio Rosane,

Se for a mosca branca, o combate deve ser acompanhado de paciência. O inseto é vetor de vários vírus que, apesar de pouco ofensivos, podem ocasionar alergias. Quando infecta espécies como o fícus dificulta o crescimento, já que sugam a seiva dele debilitando-o e provocando a murcha e queda de folhas. Vale a pena tentar eliminá-las e depois adubar as plantas com um adubo foliar, o Forth Solúveis Vegetativo da Tecnutri, na fórmula NPK 19-19-19 + micronutrientes é ideal.

O controle químico pode ser feito com defensivos a base de piretro como: Sumidan 25C, Danimen 300CE, Meothrin 300, Belmarck 75 CE ou Sumicidin 200.

Armadilhas adesivas X-315, da 3M; o óleo de neem e o Bobenat PM + Metanat PM, da Natural Rural, são alternativas válidas no controle dessa praga.

Abraços,

Data da pergunta: 04/07/2011 22:35:28

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *