Pergunta de Romulo Figueiredo

Nome: Romulo Figueiredo
Cidade: Salvador – AC
Pergunta: Bom dia!

Como estou plantando em vasos no meu terraço, estou buscando algumas soluções já que eu sou marinheiro de primeira viagem e acompanhado as postagens do fórum encontrei suas postagens que parecem ser direcionadas à alguns dos meus problemas.

O meu terraço fica no terceiro andar de um prédio em Salvador – Bahia, a aproximadamente 1km do mar, a ventilação é boa porém é poente e o sol da tarde bate abundantemente. A temperatura varia de 20 a 32 graus e por mais que eu tenha protegido as plantas atras de telhas de eternit posicionadas em pé, o sol bate nas plantas mas eu as rego todos os dias.

Plantei algumas sementes da própria fruta do Limão mirim (Citrus aurantifolium) que é bem menor que o limão Taiti e de cor amarelada e gostaria de saber como faço para adubar e se posso deixar crescer pegando o sol da tarde.

Citrus aurantifolium ??? Limão galego, limão mirim, limão-do-bom. ?? considerado como lima ácida. Árvore de pequeno porte, ramosa, de crescimento relativamente rápido espinescente. Folhas pequenas; flores em cachos de 2 a 20, brancas. Floresce algumas vezes no ano. Frutos ácidos, saborosos, pequenos, amarelo esverdeados, casca fina, suco abundante, amarelo-esverdeado. ?? o preferido para a manipulação das célebres ???batidas??? e dos refrescos.

Outra pergunta é que nos últimos 15 dias apareceram umas manchas amarronzadas nas folhas de erva-cidreira e umas coisas brancas que parecem insetos e estão infestando também o meu pé de quiôiô (Ocimum gratissimum L. – Lamiaceae), que parou de crescer e está perdendo folhas. Isso está atacando também os pés de Manjericão (Basilico italiano classico) que um amigo mandou da Itália, deixando as folhas enrugadas.

Fotos das plantas anexas!

Agradeço a ajuda!



Resposta:

Bom dia Rômulo,

 

O local é propício a muitas plantas que preferem esse clima e uma insolação forte. Os cítricos, inclusive, necessitam de muito sol para frutificar.

 

Cada muda pode receber:

 

 

1 kg de esterco de curral curtido;
100 g de Yoorin Master
100 g de calcário dolomítico;
O equivalente a 2 litros de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura.

 

As manchas na erva-cidreira são causadas pela cercosporiose, um fungo que pode ser controlado com um fungicida à base de cobre.

As “coisas brancas” devem ser cochonilhas e se combatem facilmente, com óleo de neem.

 

Prefira, para cultivar no seu terraço, as seguintes frutíferas:

 

Anacardium microcarpum – caju-miniatura
Spondias tuberosa – imbu
Annona coriacea – araticum-liso
Byrsonima crassifolia – murici
Eugenia candolleana – ameixa-da-mata

 

Abraços,

Data da pergunta: 19/11/2011 18:01:04

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *