Pergunta de RAQUEL PESSOA

Nome: RAQUEL PESSOA
Cidade: Caeté – AC
Pergunta: Boa noite, Raul. Tenho uma dúvida sobre Strelitzia. Em casa, de uma das flores desta linda flor sairam sementes. Gostaria de saber como plantá-las, já que ouvi dizer que são muito duras e que se deve quebrar a dormência destas sementes. Não sei como fazê-lo. Foram colhidas há mais ou menos 150 dias. desde então, deixei-as secando em local que recebe luz solar apenas pela manhã. Desde já, agradeço a atenção.
P.S.: Ouvi tbem dizer que deixá-la de molho no suco da tiririca pode ajudar. comente isto, por favor!



Resposta:

As sementes podem ser escarificadas durante 5 minutos em ácido sulfúrico, a seguir devem ser colocadas entre duas folhas de papel toalha, com uma temperatura constante de, aproximadamente, 22° por 20 dias, quando estarão germinadas.

As plântulas podem ser plantadas, inicialmente, em um canteiro de solo arenoso. A porcentagem de germinação é baixa e as mudas demoram mais de quatro anos para dar flor. Por esse motivo a divisão de touceiras é o método mais usado para sua reprodução.

A tiririca pode fornecer um extrato feito com o óleo essencial, obtido dos rizomas, que inibe o desenvolvimento de vários fungos.

Abraços,

Data da pergunta: 31/05/2010 18:44:32

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *