Pergunta de patricia plank vicensi

Nome: patricia plank vicensi
Cidade: cascavel – AC
Pergunta: Ola… Preciso recorrer a você novamente Raul… (obrigada pela resposta que escreveu)
Eu escrevi sobre um problema nuns vasos de sacada com rosinhas de sol e com a callisia. O problema persiste. A calisia parece estar ressuscitando porém com folhas amarelas a marrons e com uma espécie de teia sobre ela, parece um pó. Quanto as rosinhas de sol estão bem amarelas e hoje pela manhã fui tirar as folhas secas e percebi que próximo ao solo tem uma espécie de teia de aranha (meio puxa-puxa) que até fotografei mais ou menos para que veja, essa gosma também se encontram entre as folhas secas e o caule. Não sei o que pode ser. Mas parece que até o caule próximo a terra está mais fino. Pode ser algum tipo de praga? (obs. Há 3 meses eu vi que tinha bastante formiguinha por lá bem como uma espécie de “fede-fede” verde nas flores da callisia. Me disseram que era bom diluir um pouco de detergente com água e regar as plantas… será que foi isso que minha sacada foi pro brejo???) SOCORRO!!!!
Obrigada!
Patricia Vicensi – Cascavel – PR



Resposta:

Ai Patrícia,

Sinto pelas suas plantas. Confesso que também fiquei em dúvida, por causa da imagem que enviou, ela não é suficientemente nítida. Entretanto creio que essas plantas foram atacadas pela mosca-minadora. Ela é uma praga secundaria, mas, como você aplicou detergente, ocasionou a redução dos inimigos naturais dela. Essa mosca deposita os ovos nas folhas novas, alguns dias mais tarde, as larvas eclodem e se alimentam das folhas, construindo uma rede de minas, daí o nome dado popularmente a essa praga.

Não aplique adubos nitrogenados (estercos, torta de mamona, farinha de sangue, uréia, salitre-do-chile, etc.) o nitrogênio é utilizado pelos insetos como nutriente essencial. O óleo de neem é indicado para o controle. Outro método que funciona bem é o seguinte:

Amarre numa estaca, fincada na jardineira, uma fita amarela impregnada com 80g de breu moído e 50g de óleo de mamona; esses ingredientes devem ser misturados em fogo brando durante 5 minutos. O preparado não deve ferver. As moscas são atraídas pela cor da fita e ficam grudadas nas tiras. A eficiência da massa permanece por uma semana.

Espero que obtenha bons resultados.

Abraços

Data da pergunta: 08/07/2010 10:54:27

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *