Pata-de-elefante com folhas amarelas e queimadas somente nas pontas. O que pode ser?

Nome: Patrícia
Cidade: Sorocaba – SP
Pergunta: Tenho uma pata de elefante, está com as folhas amarelas e queimadas somente nas pontas. Os brotos nascem com folhas verdes e depois de alguns dias também ficam com as folhas com pontas queimadas. Não é excesso de água e nem falta de sol. O que devo fazer?

Resposta: Olá! Pode ser falta de nutrientes, sendo uma adubação rica em matéria orgânica, entretanto o solo deve ser mais seco, com pouca umidade. O excesso de umidade no ambiente e no solo pode ser um fator complicador, por isso a drenagem deve ser boa. Outro fator que pode estar contribuindo é a quantidade de cloro na água que esteja usando para realizar as regas, bem como a quantidade de sol direto que a planta está recebendo. Verifique essas questões e observe por 30 dias se apresenta melhoras sua pata-de-elefante.

Espero ter ajudado.
Fágner Henrique Heldt – Biólogo

Um comentário
  1. Tenho uma mulher para de elefante na sala só que ela esta ficando preta nas pontas e minha sala náo tem muitas luminosidade oque eu faço. Obrigada

    1. Boa tarde Beckman, tudo bem? O ideal é trocar a planta de lugar, pois esta espécie aprecia sol pleno, pelo menos por 4 horas diariamente. A medida que a planta fica sem luz, fica fraca e mais debilitada, com manchas e sem o verde característico. Se for possível, escolha um outro local, com mais claridade para fazer a adaptação até trocar de vez ao lugar ideal.
      Devemos evitar mudanças bruscas de ambiente em pouco tempo, pois as plantas precisam passar por este período do rustificação, aclimatando-se ao novo local.

  2. Boa noite!

    Tenho uma pata de elefante e preciso de uma ajuda com ela.
    A minha fica na sacada do apto, o sol nasce de frente para ela e permanece ali até umas 8h / 9h da manhã (no verão), faço uma rega a cada 15 dias, coloco fertilizante 1x mês. Não sei mais o que fazer, suas folhas estão secas nas pontas e a cor está opaca, as folhas mais velhas estão amareladas. Vi hoje tem quem várias mudinhas com folhas novas, porém, começando a secar. Será que estão queimando com o vento? Passar ela para dentro de casa seria de ajuda? Desculpe o texto longo, mas não sei mais o que fazer e estou muito triste com isso.

    Desde já muito obrigada pela atenção.

    1. Olá, Bruna. Você pode regar mais seguido, como de 5 em 5 dias, pois aparentemente ela está ficando com sede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *