Pata-de-elefante com folhas amarelas e queimadas somente nas pontas. O que pode ser?

Nome: Patrícia
Cidade: Sorocaba – SP
Pergunta: Tenho uma pata de elefante, está com as folhas amarelas e queimadas somente nas pontas. Os brotos nascem com folhas verdes e depois de alguns dias também ficam com as folhas com pontas queimadas. Não é excesso de água e nem falta de sol. O que devo fazer?

Resposta: Olá! Pode ser falta de nutrientes, sendo uma adubação rica em matéria orgânica, entretanto o solo deve ser mais seco, com pouca umidade. O excesso de umidade no ambiente e no solo pode ser um fator complicador, por isso a drenagem deve ser boa. Outro fator que pode estar contribuindo é a quantidade de cloro na água que esteja usando para realizar as regas, bem como a quantidade de sol direto que a planta está recebendo. Verifique essas questões e observe por 30 dias se apresenta melhoras sua pata-de-elefante.

Espero ter ajudado.
Fágner Henrique Heldt – Biólogo

Um comentário
  1. Tenho uma mulher para de elefante na sala só que ela esta ficando preta nas pontas e minha sala náo tem muitas luminosidade oque eu faço. Obrigada

    1. Boa tarde Beckman, tudo bem? O ideal é trocar a planta de lugar, pois esta espécie aprecia sol pleno, pelo menos por 4 horas diariamente. A medida que a planta fica sem luz, fica fraca e mais debilitada, com manchas e sem o verde característico. Se for possível, escolha um outro local, com mais claridade para fazer a adaptação até trocar de vez ao lugar ideal.
      Devemos evitar mudanças bruscas de ambiente em pouco tempo, pois as plantas precisam passar por este período do rustificação, aclimatando-se ao novo local.

  2. Boa noite!

    Tenho uma pata de elefante e preciso de uma ajuda com ela.
    A minha fica na sacada do apto, o sol nasce de frente para ela e permanece ali até umas 8h / 9h da manhã (no verão), faço uma rega a cada 15 dias, coloco fertilizante 1x mês. Não sei mais o que fazer, suas folhas estão secas nas pontas e a cor está opaca, as folhas mais velhas estão amareladas. Vi hoje tem quem várias mudinhas com folhas novas, porém, começando a secar. Será que estão queimando com o vento? Passar ela para dentro de casa seria de ajuda? Desculpe o texto longo, mas não sei mais o que fazer e estou muito triste com isso.

    Desde já muito obrigada pela atenção.

    1. Olá, Bruna. Você pode regar mais seguido, como de 5 em 5 dias, pois aparentemente ela está ficando com sede.

  3. Olá, tenho a Pata de elefante e mantenho dentro de casa em vaso, ela estava linda radiante, só estava c folhas empoeiradas, resolvi limpar com pano, depois disso as folhas estão secando, tenho colocado água, mas parece q o adubo virou uma lama e não está c boa drenagem. Tô sem saber oq fazert

    1. Olá, Claudia! Você pode usar um palito de churrasco ou graveto para perceber se a terra está ficando úmida apenas superficialmente ou se está com problemas de drenagem mais profundamente. Com uma pá pequena dê uma revirada na terra, mas cuide para não ferir as raízes. Geralmente as plantas que ficam dentro de casa tomam menos água, devido à condição de cultivo, mais protegidas da luz e sem estar exposta ao calor excessivo.
      Enquanto a terra estiver com esta aparência úmida e “lamacenta”, evite regar com grandes quantidade de água. Abraço!

  4. Mto boas as informações! Mas tenho uma dúvida: hj comprei uma pata de elefante. Ela é jovem ( em torno de 1,10 m., e está num vaso de 24 cm). As folhas são bem abertas. Mas vi algumas q as folhas são “caídas” ( achei linda!). Isso ocorre só qdo for adulta? Em torno de qtos anos? Mto obrigada e parabéns pelo seu trabalho!!

    1. Olá, Carmencita! As folhas da pata de elefante costumam ficar um pouco caídas e murchas quando falta água para a planta. Pode regar e adubar regularmente, oferecendo os nutrientes que a planta precisa para crescer de forma saudável, com folhas compridas e bem formadas. Lembre de não aplicar adubo além da dose recomendada no rótulo do produto que você escolher. Quando aplicamos adubos em excesso, podemos queimar as raízes da planta.
      Também é importante regar logo após a adubação, para ajudar os adubos a descerem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *